24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mira: Feira dos Grelos promove sabores típicos em Carapelhos

17 de Maio 2019

Os sabores típicos da Freguesia de Carapelhos, no concelho de Mira, voltam a estar em destaque, de hoje a domingo, na XV Feira dos Grelos, certame que, a par com a gastronomia da região, assegura três dias de diversão e confraternização.

Promovido pela Confraria Nabos & Companhia, com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara de Mira, o evento abre hoje, às 11h00, com a cerimónia de abertura, na sede da Confraria. Tal como tem sido habitual nos últimos anos, durante estes três dias, a Feira dos Grelos volta a conciliar tradição e inovação, juntando confrades, chefes, associações, visitantes e população, entre muitos outros convidados neste evento que, acima de tudo, convida todos a desfrutar daquilo que Carapelhos tem de melhor para lhes oferecer.

“A Feira dos Grelos é um espaço de confeção gastronómica onde o nabo, o grelo e os seus produtores são valorizados como uma mais valia local”, realçam os promotores, lembrando que à boa comida se junta a animação habitual e também o artesanato e os produtos locais.

O certame continua a apostar em algumas novidades para atrair mais visitantes e para tornar também este evento cada vez mais inovador. A organização anuncia um segundo restaurante, para “redução de fila”, bem como um “menu de degustação”. A preocupação ambiental vai estar também na ordem do dia e os promotores pretendem que esta seja “uma feira ecológica”, onde o uso do plástico seja reduzido ao mínimo possível.

A nível da oferta, destaque para o “Ginnabo”, que a organização anuncia como “o primeiro gin do mundo com nabo”. Outra das sugestões é o “gelado de nabo” e também as provas de vinhos. No recinto, os visitantes vão encontrar ainda pastelaria ao vivo, uma horta da Confraria com produtos frescos e o artesanato.

A nível das ementas, ficam as criativas sugestões, que garantem sabores únicos, sempre acompanhados com grelos. Entre os sugestivos pratos estão o “pregado da praia com grelos à vista”, a “punheta com grelo à vista”, a chanfana, a “vaca caída com grelo no ar”, rojões com grelos e o galo ao grelo.

A feira é inaugurada hoje, às 11h00. À noite a animação está a cargo de Canário e Banda Sio. Amanhã destaque para o Open Day – Fitme3070, às 10h00, e para as apresentações de Polk, às 20h00, e Banda Red, a partir das 23h00. No domingo o programa abre, às 10h00, com a corrida “Entre Nabos e Nabais”. Durante a tarde, a partir das 15h00, realiza-se um showcooking com os chefes Fernando Heleno, Luís Patrão, Luís Lavrador, Rui Reigota e Seven.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM