São 420 mil as luzes que embelezam Coimbra nesta época natalícia, tornando a cidade mais envolvente e emocionante. As luzes começaram a brilhar na sexta feira, um momento marcado também por uma emoção diferente neste ano tão difícil que o país e o mundo vivem.
Sem a habitual cerimónia inaugural, as luzes começaram a brilhar no “coração” da cidade e nalgumas das suas ruas e praças mais emblemáticas, criando desde logo um ambiente mais acolhedor e envolvendo as largas dezenas de pessoas que curiosamente nesse final de tarde, fruto do bom tempo ou da antecipação de um fim de semana prolongado, se movimentavam na Baixa.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, aproveitou esta cerimónia simbólica para enviar uma mensagem de esperança a todos os conimbricenses. “É costume fazer uma mensagem diferente mas hoje, no tempo diferente que vivemos, a mensagem que quero fazer a todos os conimbricenses é o exorte a que carreguem de energia todas as baterias para resistirmos às dificuldades que hoje estamos a enfrentar. Sem medo mas com cuidado”, frisou, apelando a todos para que mantenham as precauções de forma a prevenir os riscos de contágio da Covid-19.
“É um tempo difícil mas muitos antes de nós enfrentaram tempos difíceis e venceram. Não temos que ter medo e, nestes dias agora com feriados e pontes, um tempo de descontração relativa, todos devem concentrar-se nesta ideia – em conjunto vamos ser capazes de vencer a crise, o maligno, a pandemia e todos os demais pela democracia”, acrescentou.
Manuel Machado reforçou ainda, mais uma vez, o desejo de vencer a pandemia e de “chegar ao dia seguinte, o dia em que possamos dar, de forma segura, saudável, sadia e cidadã aquele abraço”. Desejou ainda “um bom ano para todos”.
Coimbra está linda
Neste ano atípico, triste e preocupante, as luzes de Natal parecem brilhar de uma forma especial. Embelezam Coimbra mas transmitem também, de algum modo, uma mensagem de esperança no futuro. Na Baixa, o momento do acender das luzes foi vivido mesmo com alguma emoção, sendo todos unânimes em confirmar que, apesar dos tempos de contenção, é preciso dar vida à cidade nesta quadra festiva que tanto simbolismo tem.
O programa de Natal foi cancelado, assim como o de fim de ano, mas as luzes vão brilhar todos os dias, criando uma ambiência de alguma magia nalgumas das principais ruas e praças da cidade. Ao todo são 420 mil as luzes que iluminam a cidade, estendendo-se este ano a mais nove locais e incidindo sobretudo em zonas de comércio e restauração, criando assim “um atrativo extra” para apoiar um setor que, como realça a autarquia, “tem sido dos mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia”.
Este ambiente festivo convida as pessoas a passearem pelos lugares iluminados, comprando no comércio e restauração local, mas desfrutando também da beleza da cidade, respeitando sempre as medidas de contingência das autoridades de saúde e os horários determinados pelo Governo.
A iluminação natalícia é ligada todos os dias às 17h00 e encontra-se na Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco, rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Avenida João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum.