A tradicional Feira Popular não se realiza, mais uma vez, este ano devido à pandemia. Haverá, contudo, alguma animação na Praça da Canção, onde alguns carrosséis deverão girar previsivelmente a partir de 09 de julho.
A Câmara de Coimbra explica que, “tendo em consideração o atual contexto pandémico e o parecer da autoridade local de saúde, este ano não poderá realizar-se a Feira Popular nos moldes que todos conhecem” mas, ainda assim, com base na resolução do Conselho de Ministros, autoriza “a instalação de um número não superior a oito equipamentos de diversão na Praça da Canção”.
Com esta autorização, a autarquia quer também apoiar a “atividade económica destes operadores”, através da isenção de taxas de licenciamento e do fornecimento de energia elétrica e água.
Estes equipamentos vão funcionar nos dias úteis das 18h00 às 24h00 e aos fins de semana e feriados das 14h00 às 24h00.
Recorde-se que a Feira Popular de Coimbra, organizada pela União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas, é um evento com grande tradição na cidade, que atrai sempre largos milhares de visitantes. O presidente da UF, José Simão, explica que o evento tinha sido preparado como nos anos anteriores, registando cerca de uma centena de expositores inscritos e tendo sido confirmada a presença dos habituais equipamentos de diversão. O autarca recorda que “a Junta enviou o pedido de autorização para a sua realização a 07 de janeiro para a Câmara de Coimbra, que respondeu favoravelmente a 28 de maio”. Houve, contudo, como explica, “uma mudança na decisão, tendo o Município enviado novo ofício à UF a 25 de junho a informar que a Feira Popular não se podia realizar”.
José Simão lamenta que não se realize mais uma vez, até porque “não se trata apenas de uma feira de diversões mas sim de um evento que ajudava todas as coletividades e instituições que nela participavam”, assim como era um apoio à população sem abrigo que durante a sua realização “ali ia comer ao final da noite”.