O Mercado do Calhabé, em Coimbra, volta a ganhar vida no fim de semana (21 e 22) com duas celebrações muito populares, organizadas pela União das Freguesias (UF) de Coimbra, falamos da tradicional noite das Fogueiras, no sábado (21), e a animada Festa Junina, no domingo (22).
No sábado, a partir das 18h00 e até à meia-noite, a tradição será celebrada com música, dança e, claro, muita comida típica desta época. O presidente João Francisco Campos destacou que, embora não haja uma fogueira real, haverá “bailezinho com o teclista Síncopa e uma atuação do GERC – Grupo Etnográfico da Região de Coimbra”. Para animar ainda mais a festa, serão oferecidos gratuitamente sardinhas, bifanas, pão e broa à comunidade. “Vamos comprar 100 quilos (kg) de sardinha, 150 kg de carne, mil pães e 100 broas”, referiu o presidente. O apoio na grelha ficará a cargo dos Forcados Académicos de Coimbra, que também vão operar com um bar de apoio.
No segundo dia de festa, o Mercado do Calhabé dá lugar à cultura brasileira com a Festa Junina, das 12h00 às 21h00, com entrada livre. João Francisco Campos sublinhou que a festa “é uma tradição com raízes nos santos populares, muito celebrada pela comunidade brasileira”. O evento vai ter uma roda de samba logo ao meio-dia, seguida de atuações do Forró Coimbra, DJ Ripari, Forró de Rebeca e aulas de dança. Haverá ainda comida e bebida típica à venda, mas “a entrada continuará a ser gratuita”.
Além de promover a cultura, estas iniciativas pretendem reavivar o espírito comunitário e dar nova visibilidade ao Mercado do Calhabé. “É uma forma de dizermos que ainda existimos e estamos vivos”, concluiu o presidente.