10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mercado de Natal com atrações para toda a família

13 de Dezembro 2019

A alegria e a magia do Natal “invadiram” a Praça Heróis do Ultramar. O Mercado de Natal apresenta-se, este ano, com muitas e novas atrações e tem conquistado o público não só pela diversidade da oferta a nível expositivo mas também pela ambiência criada em toda a praça, com a música, as decorações, os equipamentos de diversão e a animação de rua a encantar públicos de todas as idades.

Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e União de Freguesias (UF) de Coimbra, o Mercado abriu na sexta feira e tem sido “um verdadeiro sucesso”. Os presidentes das duas freguesias, respetivamente Francisco Andrade e João Francisco Campos, congratulam-se com as “melhorias introduzidas” este ano e esperam que a afluência se mantenha até 22 de dezembro, contribuindo assim para a afirmação e projeção deste evento, que se estreou no ano passado e que se quer afirmar como uma referência na cidade e na região.

“O Mercado tem corrido muito bem, tem recebido muita gente e percebe-se facilmente que está, este ano, mais organizado, mais ‘arejado’ e mais atrativo. O facto de ocupar toda a Praça trouxe grandes melhorias e tem sido muito agradável ver o ambiente que aí se tem vivido”, explica João Francisco Campos.

Francisco Andrade enaltece também a grande afluência registada nestes primeiros dias, havendo casos de “expositores que tiveram que reforçar já os produtos”. Considera também que a nova disposição do Mercado beneficiou todos, “criando amplos corredores de circulação e permitindo uma maior interação do público tanto com os expositores como com a animação itinerante”. Lembra, ainda, que este é um evento “pensado especialmente para todas as famílias”.

O Mercado de Natal vai prolongar-se com todas as atrações até ao dia 22, das 12h00 às 20h00, encerrando aos fins de semana às 22h00. Os dois autarcas esperam que esta afluência se mantenha e deixam um convite a todos para que visitem a Praça Heróis do Ultramar durante esta quadra, podendo encontrar aí um pouco de tudo.

No recinto, a par com a exposição, vão encontrar muitas outras atrações. Um dos casais mais simpáticos da Disney, o Mickey e a Minnie, distribuem sorrisos pelo recinto, transportando alegria e encantando os visitantes, independentemente da idade. A estes dois eternos jovens, juntam-se a sempre encantadora figura do Pai Natal, sempre pronto a ouvir e animar os mais novos. Pelo recinto encontram-se ainda equipamentos de diversão e muitas outras animações natalícias que, no seu conjunto, criam um cenário de grande magia, tão característica desta época do ano, uma das mais importantes e sentidas pelas famílias.

A nível de exposição há, como já se disse, um pouco de tudo. São cerca de 100 expositores presentes, oriundos da cidade, da região e de vários pontos do país. Os promotores sublinharam que houve a preocupação de assegurar uma oferta diversificada, evitando “repetições”, privilegiando também os expositores da cidade e da região. O resultado está à vista, com uma exposição abrangente, que tem desde artesanato tradicional ao contemporâneo, gastronomia, doçaria, flores, produtos da terra, queijos, enchidos e uma grande variedade de artigos ligados à quadra, sendo de destacar a grande diversidade de presépios artesanais.

Solidariedade e animação lado a lado

Este ano, o Mercado tem também uma vertente solidária, estando presentes no recinto duas instituições da cidade que desempenham um papel muito importante na ajuda às populações – a Cáritas Diocesa de Coimbra e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra. A Cáritas tem no recinto uma árvore de Natal muito original, com enfeites executados pelos utentes, e conta também com um espaço onde pode vender alguns dos seus produtos. Já os Voluntários de Coimbra apresentam um dos seus carros de bombeiros antigos no Mercado, onde pretendem angariar alguma receita que os ajude na aquisição de novas ambulâncias.

A par com todas estas atrações, decorre também um atrativo programa de animação cultural, com maior enfoque nos fins de semana. O programa de hoje abre com magia, pelo mágico Telmo Melo, às 17h00, seguindo-se as atuações do Grupo de Cavaquinhos e do Coro Salatinas, a partir das 18h30. Amanhã o grupo de concertinas “Os Amigos da Paródia” animam o recinto (15h00) e realiza-se a Corrida São Silvestre (18h30). No domingo há Cânticos de Natal pela Associação Recreativa e Cultural Cova do Ouro/Serra da Rocha (16h00), danças hip hop e contemporânea (17h30) e atua Luís Travassos (18h30). Nos últimos dias do Mercado a animação estará a cargo do Coro da APRE e Grupo de Concertinas de Casconha (dia 20); e Grupo Folclórico de Coimbra e Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (dia 21). A 22 de dezembro, último dia, atuam o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e o Grupo Tribo da Dança.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM