26 de Janeiro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mercado de Natal abre hoje na Praça Heróis do Ultramar

6 de Dezembro 2019

Começa hoje (6 de dezembro) a segunda edição do Mercado de Natal de Coimbra. Depois do sucesso do ano passado, este evento surge agora reforçado, com cerca de 100 expositores a espalharem-se por toda a Praça Heróis do Ultramar. A magia do Natal vai prolongar-se até 22 de dezembro, num programa que foi especialmente preparado para toda a família pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Coimbra.

Mais espaço, praticamente o dobro dos expositores, um novo horário e um programa de animação mais abrangente são algumas das principais novidades do Mercado de Natal. De hoje a 22 de dezembro não vão faltar, portanto, motivos para visitar a Praça Heróis do Ultramar, um espaço que vai apresentar não só uma oferta diversificada mas todo o encanto caraterístico desta época festiva, que convida a celebrar o Natal em família ou com amigos.

Depois do sucesso da primeira edição, os presidentes da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da UF de Coimbra, respetivamente Francisco Andrade e João Francisco Campos, asseguram que o programa foi cuidadosamente preparado e ajustado, de forma a ir ao encontro das preferências de visitantes e expositores.

Graças ao apoio da Câmara de Coimbra, o evento estende-se, como era desejado, a toda a Praça, proporcionando um espaço de maior fruição, mais convidativo e com mais animação. O Mercado vai abrir, desta vez, mais cedo, funcionando das 12h00 às 20h00 durante a semana e encerrando duas horas depois ao fim de semana.

Durante a apresentação do evento, João Francisco Campos explicou que houve a preocupação de assegurar a diversidade a nível de expositores, que vão chegar a Coimbra de vários pontos do país com os seus produtos. De acordo com os promotores, serão cerca de 100 os participantes que irão trazer ao recinto “um pouco de tudo”, como artesanato tradicional e contemporâneo, gastronomia e doçaria diversificada, flores, produtos da terra, os queijos e enchidos e muitos outros produtos que irão, com certeza, agradar aos visitantes.

Francisco Andrade assegurou que tudo foi pensado para que esta edição possa ser “ainda muito superior” à do ano passado. No seu entender, este é um evento incomparável na cidade, que fazia falta a Coimbra e que estará “no patamar do que de melhor se faz no país”.

Dezassete dias de muita festa

Na Praça Heróis do Ultramar está já tudo preparado para esta grande festa. A inauguração está marcada para hoje, às 17h30, e o Mercado vai prolongar-se por 17 dias, até 22 de dezembro, contando com a vertente expositiva mas também com um atrativo e dinâmico programa cultural e de animação, onde não falta a emblemática figura do Pai Natal, equipamentos de diversão infantil, gastronomia e atuações musicais estáticas e itinerantes.

Hoje, depois da inauguração, a animação está a cargo do Grupo de Gaiteiros dos Salatinas, que vão animar todo o recinto.

Amanhã o destaque vai para as atuações do Coro do Colégio Bissaya Barreto, às 17h00, e para o Concerto de Natal da Fundação Inatel, às 21h00, na Igreja de S. José, que conta com a participação da Orquestra de Bandolins de Esmoriz e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. No domingo, a partir das 15h00, há atividades para as crianças, que vão poder participar na oficina de postais de Natal. A tarde segue com música, com as atuações do Grupo Tribo da Dança (17h00) e do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (18h00).

No dia 13 há “magia no ar” com Telmo Melo (17h00) e atuam o Grupo de Cavaquinhos e o Coro Salatinas (18h30). No dia 14 o grupo de concertinas “Os Amigos da Paródia” animam o recinto (15h00) e realiza-se a Corrida São Silvestre (18h30). No dia 15 há Cânticos de Natal pela Associação Recreativa e Cultural Cova do Ouro/Serra da Rocha (16h00), danças hip hop e contemporânea (17h30) e atua Luís Travassos (18h30).

Nos últimos dias do Mercado a animação estará a cargo do Coro da APRE e Grupo de Concertinas de Casconha (dia 20); e Grupo Folclórico de Coimbra e Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (dia 21). A 22 de dezembro, último dia, atuam o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e o Grupo Tribo da Dança.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM