6 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mercado D. Pedro V com calendário definido para este ano

4 de Fevereiro 2022

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na reunião de segunda feira, uma proposta de calendário para o funcionamento do Mercado Municipal D. Pedro V neste ano de 2022. Este espaço comercial encontra-se já na fase final de requalificação e refuncionalização e, quando concluídos os trabalhos, passará a ter outras funcionalidades, como estabelecimentos de restauração e bebidas, tendo sido já aprovado o prolongamento de horário de funcionamento do espaço, que passará a vigorar quando estes serviços abrirem.

“Em 2022, com a conclusão do projeto de refuncionalização do Mercado, que reforça a área de restauração e criará novas dinâmicas e desafios à gestão do Mercado, será necessário encontrar novas soluções aos horários de funcionamento, aberturas e encerramentos excecionais, conjuntamente com os comerciantes em geral e o novo concessionário da área de restauração”, pode ler-se na informação técnica dos serviços que foi analisada na reunião do Executivo.

A autarquia propôs, assim, que o Mercado esteja aberto nos feriados de 15 de abril (Sexta-feira Santa), 10 de junho (Dia de Portugal) e 1 e 8 de dezembro (dias da Restauração da Independência e da Imaculada Conceição, respetivamente).

Propõe, por outro lado, que o espaço encerre a 1 de março (Carnaval), 17 de abril (Páscoa), 18 de abril (harmonia com o comércio tradicional, durante a Páscoa, em compensação pela abertura na Sexta-Feira Santa), 25 de abril (Dia da Liberdade), 1 de maio (Dia do Trabalhador), 16 de junho (Corpo de Deus), 4 de julho (Dia da Cidade), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 5 de outubro (Implantação da República), 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), 25 de dezembro (Natal), 26 de dezembro (harmonia com o comércio tradicional, durante a época de Natal), 1 de janeiro de 2023 (Ano Novo) e 2 de janeiro de 2023 (harmonia com o comércio tradicional, durante a época de Natal).

Com o aproximar da conclusão da empreitada, que está em fase final de acabamentos, a empresa solicitou o prolongamento do horário de funcionamento do espaço a partir da abertura ao público dos novos estabelecimentos. Assim, os pisos 1 e 2 passam a estar abertos até às 24h00 de segunda a quarta-feira e até às 2h00 de quinta-feira a sábado. Já o Piso 0 passa a estar aberto até às 19h00, de segunda a sábado.

De acordo com o Município, este investidor vai explorar, no Piso 1, sete postos de comida pequenos, cinco postos de comida grandes, uma cafetaria, três praças e uma zona de backoffice destinada à lavagem de loiça, vestiários e arrumos. Vai explorar também, no Piso 2, o Restaurante do Peixe. O direito de exploração terá um prazo de 20 anos, renovável por períodos de um ano até ao limite de cinco renovações.

Recorde-se, ainda, que esta empreitada de requalificação do Mercado Municipal D. Pedro V tem financiamento do Portugal 2020 e foi entregue à empresa Veiga Lopes, SA, que venceu o concurso público.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM