2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mega exposição de legos regressa a Coimbra em novembro

27 de Setembro 2019

Depois do sucesso registado em 2017, com cerca de 30.000 pessoas a visitarem a exposição, a magia do mundo lego regressa a Coimbra já em novembro. Promovida pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e associação Alfalug, o “Coimbra Fan Event – For Lego Loves” vai contar com muitas novidades e fantásticas construções que prometem encantar miúdos e graúdos.

Os entusiastas deste tipo de construção podem marcar já na agenda: de 16 a 24 de novembro não vão faltar motivos para visitar o Estádio Cidade de Coimbra. Este evento, que conta novamente com os apoios da Câmara Municipal e Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, vai apresentar-se este ano com “uma série de novidades”, como anunciou Dina Santos, da Alfalug. Durante a apresentação da exposição, que decorreu anteontem na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, destacou a “presença de muitas construções novas, mais construtores e uma área mais alargada de exposição”, que irá ocupar cerca de 3.000 metros quadrados.

Mega cidades feitas com legos, fantásticos cenários, dioramas, esculturas, comboios e monumentos são algumas das atrações deste evento. Executadas por construtores nacionais e internacionais, estas obras vão dar a conhecer alguns dos principais monumentos de Coimbra, do país e do mundo, bem como outras criações que, no total, devem envolver cerca de três milhões de peças (mais um milhão do que em 2017). A Igreja de Santo António dos Olivais, a Torre da Universidade, o emblema da Académica e uma réplica do famoso cortejo da Queima das Fitas são algumas das criações identificativas de Coimbra. A nível nacional haverá representações de monumentos de várias regiões, como a Torre de Belém, o Convento do Carmo, o Castelo de Óbidos, entre outros. A estes juntam-se algumas réplicas de monumentos internacionais, como o Chateau d’ Usse (França) e o Grob St. Martin, de Colónia (Alemanha).

Apresentação do evento

Organizado a pensar nas famílias, de forma a proporcionar-lhes um dia divertido e diferente, o evento assegura, para além da atrativa exposição, uma “play zone”, uma espécie de “piscina de legos”, onde os mais novos podem fazer as suas criações, tendo à disposição mais de 130.000 peças. Haverá também dois espaços dedicados à venda de legos, um espaço de cafetaria e outras brincadeiras, como insufláveis e pistas.

A pensar nas pessoas com mobilidade reduzida, estarão dois elevadores a funcionar, assegurando assim que todos possam visitar facilmente esta realização.

A exposição vai decorrer de 16 a 24 de novembro, das 10h00 às 22h00, sendo que no último dia encerrará às 18h00. Durante a semana, todos os alunos das escolas e utentes de instituições da freguesia vão poder visitar a exposição e participar nos workshops e atividades diversas. Dina Santos enalteceu o empenho da Junta para “coordenar os transportes e equipas”, de forma a garantir que “todas as crianças das escolas da freguesia possam visitar esta exposição em contexto de estudo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, sublinhou que este é um evento para toda a família e convidou os pais a levarem as suas crianças, para que possam desfrutar deste ambiente de brincadeira diferente do seu dia a dia “e para que possam ver, em ponto grande, o que se pode fazer com as construções lego”. Quer ver também os alunos neste evento original, que pretende que “se torne habitual”, tendo a capacidade de atrair milhares de visitantes. As visitas escolares e institucionais devem ser previamente agendadas e, neste caso, a entrada tem o preço de um euro. Os restantes bilhetes custam dois euros para crianças entre os cinco e os 11 anos e três para maiores de 12. Há ainda possibilidade de adquirir o bilhete família, por oito euros, válido para pais e filhos até aos 18 anos.

Francisco Andrade anunciou também que este é um dos eventos que vai marcar as comemorações dos 165 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais, que se assinalam a 25 de novembro mas que, este ano, se vão estender de outubro a dezembro com várias realizações, culminando com outro evento que se estreou com grande sucesso no ano passado, o Mercadinho de Natal, na Praça Heróis do Ultramar, numa realização conjunta com a União de Freguesias de Coimbra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM