17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Médicos do Centro alertam para “risco de colapso” nos hospitais

11 de Fevereiro 2022

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lançou um alerta para o “risco de colapso” que se verifica em alguns hospitais da região Centro, devido à ausência de “milhares de profissionais” motivada pelos casos de contágio da covid-19 ou pelas situações de isolamento profilático.

A SRCOM explicou, na passada sexta feira, que a situação era preocupante nos hospitais de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco e Viseu, provocando “graves constrangimentos”.

“É uma situação para a qual o Ministério da Saúde não pode ficar alheio, neste momento tão delicado”, sublinhou o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, apelando ao Ministério da Saúde para voltar a permitir a contratação flexível de profissionais de saúde, de forma a colmatar as necessidades mais urgentes. “O Ministério da Saúde tem de intervir, voltámos ao risco de colapso da resposta assistencial”, afirma Carlos Cortes. “Especialidades como a Cirurgia, Medicina Interna, Pediatria, bem como os serviços de urgência ameaçam colapsar”, afirmou, com extrema preocupação.

Para além da necessidade de contratação de profissionais, Carlos Cortes acentuou, ainda, a necessidade de reavaliação das normas quanto ao período de isolamento para as pessoas infetadas com covid-19 e que estejam assintomáticas ou com sintomas ligeiros da doença e, também, a que está relacionada com o rastreio de contactos, designadamente do círculo familiar mais restrito. Carlos Cortes considera imprescindível uma revisão urgente destes critérios e uma monitorização mais célere e adequada por parte das autoridades de saúde face à situação da doença.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM