Matilde Silva é a nova presidente dos Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares. A jovem de 16 anos conquistou 93 votos, superiorizando-se a Rodrigo Fernandes, de 17 anos, que contabilizou 49 votos na sua candidatura, tendo-se registado três votos em branco e sete nulos.
A eleição decorreu, na semana passada, na Escola E.B 2,3/s Dr. Daniel de Matos, tendo a contagem dos boletins ocorrido na presença do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, do vice-Presidente do Município com o pelouro da Juventude, Artur Santos, do Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho, Eduardo Sequeira, assim como de técnicos da autarquia, que tiveram a responsabilidade de supervisionar todo o processo.
“O programa Jovens Autarcas é um importante contributo para envolver os jovens na causa pública, combatendo o afastamento na participação democrática, que em particular se regista nestas faixas etárias”, explica João Miguel Henriques. Apelou ainda aos candidatos para que ponham em prática as propostas apresentadas, para “não defraudar” quem neles votou e para que este mandato “permita contribuir para cativar ainda mais jovens, encorajando-os a participarem civicamente, para que o vosso futuro possa ser definido por vós, e não por outros”.
O mandato para os novos Jovens Autarcas, Matilde Silva e Rodrigo Fernandes, terá a duração de um ano, sendo que ao dispor terão um orçamento de 10.000 euros para que possam implementar os programas apresentados. A tomada de posse está agendada para janeiro, durante a primeira reunião do Executivo Municipal de Vila nova de Poiares.