Matilde Lavouras é a nova administradora da Universidade de Coimbra (UC), sucedendo a Sérgio Vicente que cessou funções a 31 de agosto, alegando motivos de ordem pessoal e familiar. A tomada de posse de Matilde Lavouras está marcada para segunda feira, às 12h00, na Sala do Senado da UC.
Professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Maria Matilde Costa Lavouras Francisco é doutorada em Ciências Jurídico-Económicas pela FDUC e era, desde abril, vogal do Conselho de Gestão da UC. Foi assessora do subsecretário de Estado da Administração Interna, membro de júris de recrutamento de juízes conselheiros do Tribunal de Contas e membro de júris de seleção dos concursos de ingresso nos cursos de Formação Inicial de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais e Tribunais Judiciais do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), advogada e consultora. É especialista em finanças públicas e administração pública.
De acordo com a UC, Matilde Lavouras, que manterá assento no Conselho de Gestão na qualidade de Administradora, será substituída como vogal neste órgão por Licínio Lopes, professor auxiliar da FDUC, doutorado em ciências jurídico-políticas, proeminente especialista em contratação pública, sendo membro da Comissão de Revisão do Código dos Contratos Públicos e autor material de diversos projetos legislativos nas áreas da saúde, da regulação pública e das parcerias público-privadas. Licínio Lopes faz parte, desde 2013, do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.