31 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Maria Helena Marques soprou as velas do 100º aniversário

9 de Dezembro 2022

Segredo para alcançar o centenário assume que não sabe, mas a verdade é que Maria Helena Costa Marques, natural de Lisboa e residente em Coimbra, completou, a 4 de dezembro (domingo), 100 anos de vida. A frequentar, desde novembro de 2015, a Associação Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades, onde passa a maior parte dos seus dias, a centenária comemorou o seu centésimo aniversário, na segunda-feira (5), no Centro de Dia, na companhia das funcionárias, das companheiras e das crianças da creche, com quem adora conversar e realizar atividades.

Com um século de vida, a idosa, muito simpática e conversadora, apresenta excelentes capacidades de participar ativamente nas iniciativas da associação, desde pintura, teatro, jogos e até fazer contas de matemática e ler. “É ótima em atividades cognitivas e muito participativa nas nossas atividades. Na pintura até acho que é a melhor”, disse ao “Despertar” a diretora técnica Marina Neves ao partilhar com orgulho que é a primeira vez que um utente alcança o centenário naquela instituição.

Maria Helena Costa, muito autónoma na realização das tarefas diárias e com ar de boa saúde, apesar das perdas de memória e sinais de demência, mudou-se para Coimbra há oito anos e vive com a sua única filha em Cova do Ouro, em Coimbra. A pessoa com quem partilha histórias e sorrisos, juntamente com a neta e dois bisnetos. A centenária recordou ainda, com alguma saudade, o tempo em que foi cabeleireira e modista, em Lisboa, a sua terra Natal.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM