As margens da ribeira de Santa Apolónia, na União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, vão ser alvo de uma profunda requalificação. A intervenção prevê várias melhorias para esta zona que foi profundamente afetada pelo furacão Leslie, ocorrido já em outubro de 2018.
O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, já aprovou o projeto de execução, que prevê a organização do espaço público, com o aumento da área dedicada a passeios, a construção de um novo pontão pedonal, a reparação do talude e a preservação da zona verde existente, que terá um novo sistema de rega automática.
A questão dos passeios vai merecer uma atenção especial, de forma a potenciar a fruição daquele corredor verde. Assim, segundo a autarquia, vão ter uma largura mínima de 1,5 metros, sendo alargados sempre que for viável. A pensar também na segurança dos peões invisuais e amblíopes, está prevista ainda a colocação de podotátil nas passadeiras existentes.
Com um investimento superior a 200 mil euros, este projeto implica, ainda, a reparação das falhas na sebe existente no coroamento do talude da ribeira, de forma a criar uma barreira vegetal contínua ao longo do passeio. Já a plantação de arbustos e sementeiras proposta corresponde à do projeto original, de forma a manter-se todo o material vegetal existente. Está, ainda, previsto um novo sistema de rega automática para todas as zonas verdes.
O pontão pedonal que existe na zona de intervenção vai ser demolido e será construído um novo ligeiramente a jusante, com o tabuleiro em estrutura metálica e o pavimento em argamassa sintética colorida. Esta intervenção implica a reparação do talude em pedra argamassada e a estabilização das margens e fundo da ribeira, explica o Município, adiantando também que o projeto prevê ainda a colocação de bancos iguais aos existentes, bem como de mesas e cadeiras junto ao novo pontão, convidando à permanência para aprazimento do local.