Cinquenta e quatro empresas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vão ser apoiadas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), com cerca de 4,1 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a CIM da Região de Coimbra, foram apresentadas 153 candidaturas por empresas ao Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) desta Região, a que correspondiam intenções de investimento superior a 13 milhões de euros.
Foi feita uma análise a todas as candidaturas, tendo sido aprovadas pela CIM Região de Coimbra “54 candidaturas, que representam um investimento total de cerca de nove milhões de euros, a que corresponde um apoio FEDER de 4,1 milhões de euros, permitindo manter 652 postos de trabalho e criar 99 novos postos”, referiu a CIM Região de Coimbra.
“Congratulamo-nos com a forte procura registada pelo aviso e estamos muito satisfeitos por apoiar as empresas da região”, disse o presidente da CIM da Região de Coimbra, Emílio Torrão.
“As empresas do nosso território precisam de apoio, sobretudo no atual contexto pandémico e de crise internacional, em que é fundamental apoiar a retoma económica. Com a conclusão do PAPN, damos mais um importante passo para promover o tecido empresarial da Região de Coimbra”, sublinhou.
As empresas vão ser apoiadas na aquisição de máquinas e equipamentos, serviços tecnológicos e digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam “alavancar processos produtivos mais eficientes, impulsionando a transição digital e energética e a introdução de processos mais sustentáveis”.
Considerando a dotação disponibilizada pelo Governo e pelo PO Centro 2020 e o volume de candidaturas, Emílio Torrão apelou ao Governo para que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou do Portugal 2030 sejam criadas “mais oportunidades de apoio ao investimento pelas Pequenas e Médias Empresas (PME’s)”.