13 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mais de 70 associações culturais aguardam apoio da Câmara de Coimbra

25 de Agosto 2023

Setenta e seis associações culturais do concelho de Coimbra ainda não receberam o apoio previsto pela Câmara Municipal, com a autarquia a justificar a demora com questões de tesouraria associadas à inflação.

“Quando é que as associações culturais poderão contar com o apoio do município ainda para as atividades no ano de 2023?”, questionou a vereadora do PS Regina Bento, durante a reunião do executivo da passada segunda-feira (21).

A vereadora recordou que continua a faltar a prestação do apoio a 76 associações culturais do concelho de Coimbra, acusando o município de não cumprir os prazos estipulados no regulamento de apoio associativismo cultural.

“A Câmara deveria decidir em 60 dias úteis e já passaram 90. Estamos no final de agosto e temos 76 associações que não sabem com o que podem contar”, criticou.

Também o vereador da CDU, Francisco Queirós, vincou que não tem memória “de no final de agosto haver 76 associações a aguardar apoio municipal”.

Os apoios são “fundamentais para a vida cultural da cidade”, disse Queirós, questionando o executivo sobre como e quando aquelas instituições vão ser apoiadas.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, admitiu que “as associações têm razão nas reclamações”.

“Queremos responder com a maior celeridade possível”, disse o autarca eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS/Nós/Cidadãos!/PPM/Aliança/RIR e Volt), justificando o atraso com os problemas causados na tesouraria da autarquia pela inflação e pelo aumento de gastos generalizado nas contas da Câmara.

Regina Bento questionou se é o apoio dado à promotora dos concertos dos Coldplay que estará a fazer falta neste momento, com José Manuel Silva a acusar a vereadora de demagogia, por ter defendido a manutenção da superespecial do Rali de Portugal, em que se gastaria “mais dinheiro do que com os Coldplay”.

No final da reunião da Câmara, José Manuel Silva disse que espera ter a situação resolvida na reunião do executivo de 18 de setembro.

O presidente da Câmara adiantou ainda que o apoio total às 76 associações é superior a 200 mil euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM