14 de Novembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mais de 500 habitantes dos Olivais aderiram a projeto que promove saúde mental

9 de Dezembro 2022

“Ir mais longe para ficar mais perto de quem precisa” é o mote do projeto “Samaritano” da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel – Instituto das Irmãs Hospitaleiras, em Condeixa, que presta apoio à população sénior mais vulnerável, promovendo a saúde mental e o envelhecimento ativo.

Neste sentido, de maio a novembro, a Junta de Santo António dos Olivais associou-se a esta iniciativa que levou à participação de cerca de 550 pessoas da freguesia nas várias atividades. Trata-se de um projeto que engloba um conjunto de intervenções em prol da saúde mental, quer para utentes quer para cuidadores informais, em regime de visitas e consultas ao domicílio e /ou em estruturas da comunidade.

A iniciativa englobou ainda várias ações de sensibilização em instalações da comunidade, como no Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia, tendo como prioridade alertar para a problemática da saúde mental, do isolamento e vulnerabilidade social dos idosos e promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Houve ainda outras sessões dirigidas à população em geral, tendo como foco os problemas de saúde mental nos cidadãos mais idosos. Exemplo disso foi a realização do “Ciclo de Sessões de Promoção da Saúde Mental/Prevenção da Doença Mental”, no auditório da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, em que foram realizadas seis sessões sobre relações humanas/saúde mental, depressão, ansiedade e stress, literacia em saúde mental, impacto da doença mental na família/cuidadores informais e envelhecimento ativo e saudável.

Além disso, o projeto integrou também a intervenção terapêutica de relaxamento, a promoção de atividades terapêuticas e ocupacionais dirigidas a pessoas seniores, em articulação com o Gabinete Social da JF, e ainda intervenções realizadas em instituições sediadas na freguesia, entre elas a ABCD de São Romão, o Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora de Lurdes e Centro Social de São José, dirigidas a utentes, colaboradores e técnicos.

“A avaliação foi muito positiva. Cerca de 85% das pessoas referiram ter tido ganhos com a intervenção dos técnicos”, disse o presidente de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, durante a apresentação dos resultados do projeto, que teve lugar na sexta-feira passada (2), na sede da Junta.

De acordo com o autarca, o balanço por parte dos participantes “tem sido extremamente positivo, tendo estes, inclusive, solicitado a continuidade da parceria pelos benefícios e impacto na vida de quem tem contatado com os profissionais”.

“Santo António dos Olivais tem intenção de prosseguir com a parceria durante o próximo ano, alargando também o projeto à comunidade escolar”, anunciou.

Miguel Queirós, da Casa da Saúde das Irmãs Hospitaleiras, afirma ter sido “um gosto concretizar esta parceria, que levou este serviço aos que mais necessitam”. “A realização deste projeto junto da população foi muito importante, nomeadamente para os habitantes de Santo António dos Olivais, na promoção da saúde mental”, evidenciou.

Um projeto em que foi possível verificar que “existem muitas pessoas da freguesia que precisam de ajuda”. “Com a pandemia, a população mais idosa sentiu-se isolada em casa, o que levou a um quadro clínico desfavorável e ao surgimento de outras patologias, como stress, ansiedade, solidão e depressão avançada”, caracterizou o enfermeiro Delfim Sousa, elemento da equipa técnica.

Segundo o profissional, “também há pessoas que têm consciência de que não estão bem e procuram a nossa ajuda e ainda há casos de participantes que estão doentes e não têm consciência disso”.

O projeto Samaritano visa, assim, prestar apoio à população sénior que apresente uma situação de vulnerabilidade e isolamento social, agravada por limitações ao nível da funcionalidade, com ou sem doença mental, assim como aos seus cuidadores informais/família, procurando promover um plano de envelhecimento ativo integral, avaliar, acompanhar, encaminhar e monitorizar as situações referenciadas e prevenir internamentos.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM