Cerca de 22 mil voluntários recolheram, no fim de semana, mais de 1.680 toneladas de alimentos para os Bancos Alimentares Contra a Fome durante a campanha que decorreu em 1.300 superfícies comerciais de 18 regiões do país. Esta iniciativa prossegue até domingo, com a campanha “Ajuda Vale” e online, em www.alimentestaideia.pt.
“A grande quantidade de alimentos doada é prova da generosidade dos portugueses, que voltaram a demonstrar a confiança numa iniciativa que conhecem e na qual acreditam, que, não fora as restrições sanitárias impostas pela pandemia, normalmente os mobiliza duas vezes por ano para em conjunto contribuírem para minorar as carências alimentares com que muitas pessoas se debatem”, realça a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome. A presidente, Isabel Jonet, considera que a adesão “foi muito positiva”, agradecendo “de coração cheio a todos aqueles que disseram presente”, quer “doando alimentos, quer oferecendo o seu trabalho voluntário para acudir aos portugueses mais necessitados”.
Os bens recolhidos vão ser distribuídos por 2.700 instituições, que os entregarão a cerca de 450 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.