O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) lançou, na segunda feira, quatro novas bolsas de investigação em oncologia, dispondo de cerca de 60.000 para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro.
O Núcleo vai atribuir três Bolsas NRC-LPCC/CIMAGO e uma Bolsa Dr. Rocha Alves. As primeiras destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). A segunda abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro.
As candidaturas para atribuição das bolsas, com um valor individual de 9.960 euros e uma verba adicional de 5.000 euros para apoio laboratorial, encontram-se abertas até 31 de outubro de 2019. O formulário de candidatura e os respetivos regulamentos estão disponíveis em http://bit.ly/2JxvhZ2.
Durante o lançamento das bolsas, o presidente do NRC-LPCC, Vítor Rodrigues, sublinhou a importância deste apoio e continuidade dos mesmos, reforçando assim o papel da Liga em “retribuir à sociedade o apoio que esta tem dado”. O Núcleo encara a investigação como “um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas” e, “consciente da importância da investigação científica no âmbito do cancro e da necessidade que os investigadores têm em termos de apoio financeiro”, já apoiou, desde 2015, 15 Bolsas NRC-LPCC/CIMAGO e três Bolsas Dr. Rocha Alves, contribuindo com mais de 230 mil euros para a investigação em oncologia.