A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinalou, na segunda feira, 81 anos de apoio ao doente oncológico. Para celebrar este aniversário, foram realizadas diversas iniciativas que, como realça, procuraram evidenciar “um passado e presente em prol do doente oncológico e seus familiares, no estímulo para a prevenção e investigação da doença oncológica”.
“O paradigma da oncologia tendencialmente vai-se alterar com o maior número de doentes que sobrevivem à doença oncológica ou face a uma situação em que a doença se vai tornando crónica, sendo necessário dar muito apoio a estes doentes. Para a LPCC, a sociedade tem de se organizar para diminuir desequilíbrios, dando condições de acompanhamento, independentemente da condição sócio-económica ou da região do país em que o doente se encontre”, refere a Liga, recordando que a sua génese está no voluntariado, sendo nos voluntários que encontra “a sua inspiração, força e dinâmica”.
“Foram eles que, com o apoio de Francisco Gentil, há 81 anos se organizaram para iniciar este percurso e são eles hoje, que no dia a dia e nas várias estruturas garantem a sua vitalidade. Seja através de competências hospitalares, de movimentos de entreajuda ou comunitários, todos marcam a história destes 81 anos”, sublinha.