1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã reduz valor das faturas de água de março a maio

28 de Março 2020

A Câmara da Lousã vai reduzir o valor global das faturas da água nos meses de março, abril e maio, atuando desta forma em coordenação com as demais entidades locais, regionais e nacionais, procurando aplicar as medidas mais adequadas nestes tempos incertos causados pela pandemia COVID 19.

Assim – e no âmbito da APIN, empresa que gere o serviço de fornecimento de água, saneamento e recolha de resíduos –, a autarquia explica que foi decidido aplicar uma redução no valor global das faturas relativas a estes três meses que irá beneficiar todos os consumidores.

Em relação aos utilizadores domésticos, será aplicado o tarifário social a todos os consumidores, o que na prática corresponde à redução no valor da fatura superior a 60 por cento para consumos mensais até 10 metros cúbicos e superiores a 50 por cento para consumos entre 10 e 15 metros cúbicos.

De acordo com a autarquia, este tarifário consiste na isenção das tarifas fixas, na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável, do primeiro escalão, até ao limite de 15 metros cúbicos, e na redução do preço unitário da tarifa variável dos resíduos urbanos.

Já em relação ao comércio e empresas (consumidores não domésticos), também se verificará uma redução substancial, correspondendo esta redução a um desconto de 80 por cento do valor global da fatura.

Em ambos os casos, a diferença entre o valor faturado pela APIN e o valor pago pelos consumidores após o desconto será suportado pelo Orçamento Municipal, o que representa, segundo o Município da Lousã, “um investimento adicional da autarquia superior a 250.000 euros, sendo esta uma forma de apoio às famílias, empresas e instituições do concelho”.

Para o presidente da Câmara, Luís Antunes, esta medida “integra-se no conjunto de iniciativas e medidas que a autarquia tem vindo a aplicar, procurando sempre ajustar a sua ação ao melhor interesse dos lousanenses e do concelho”. Adianta, ainda, que “esta será uma postura que manteremos, gerindo os meios e recursos que temos criteriosamente, sem precipitações, procurando agir sempre no tempo certo e na proporção mais adequada”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM