2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã promove Sabores de Outono até 27 de outubro

18 de Outubro 2019

Os “Sabores de Outono” estão de regresso a 15 restaurantes da Lousã. O festival gastronómico começa hoje e, até 27 de outubro, traz para a mesa os produtos endógenos da região e os sabores da cozinha regional que são típicos desta época do ano.

As castanhas, o mel, o cabrito, o veado e o javali são apenas alguns dos “protagonistas” deste evento que celebra a gastronomia e o território, através de várias ementas que, à semelhança das edições anteriores, conciliam tradição e modernidade. “Os cheiros e os sabores apelam e despertam emoções e memórias, mas a inovação tem também um lugar à mesa, empregando técnicas inovadoras, reinterpretando pratos que conhecemos, ou introduzindo o famoso Licor Beirão na cozinha e na confeção, bem como antes, durante ou depois da refeição”, realça a Câmara Municipal da Lousã, promotora deste evento, em colaboração com a restauração local.

Lembra, ainda, que “a gastronomia enquanto património cultural imaterial é um dos elementos mais importantes da autenticidade do local e, desta forma, preservar e promover a gastronomia local, pode ser uma forma de aumentar a atratividade de um destino turístico e de incentivar o desenvolvimento económico regional”.

Casa dos Frangos São Paulo, Churrasqueira Borges, Restaurante Alto do Padrão, Restaurante Ti Lena, Restaurante Sabores da Aldeia, Hotel Palácio da Lousã – Restaurante A Viscondessa, Restaurante Adega da Vila, Restaurante O Burgo, Restaurante O Gato, Restaurante & Lounge Villa Lausana, Q.B. Restobar, Restaurante Casa Bacalhau, Cosmos Pizza, Taberna Burguesa e Restaurante O Pancinhas são os 15 estabelecimentos que aderem a este festival gastronómico que celebra os “Sabores de Outono”. São os produtos típicos desta época que vão inspirar não só as entradas, como também as sopas, os pratos principais e as próprias sobremesas.

Sob o mote #SaborDeEmoções, o festival pretende, como realça a autarquia, “dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer, à excelência e à dedicação dos restaurantes aderentes”.

“De 18 a 27 de outubro, prove a deliciosa gastronomia local e aproveite para visitar o fantástico concelho da Lousã”, convida o Município.

Com 14 anos de história, este festival conta com o apoio da Turismo do Centro, Delta, Cooperativa Lousamel, Licor Beirão, Vinhos Quinta de Foz de Arouce e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.

De destacar que, integrado no programa do Festival, vai decorrer a iniciativa “De Mestres e Chefs”, que alia a gastronomia regional com as suas iguarias frescas e locais à criatividade, nomeadamente com a cozinha de autor servida em peças de cerâmica únicas de vários autores. Este evento começa amanhã e decorre até ao dia 27.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM