27 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã prepara-se para mais um grande S. João

24 de Maio 2019

Os festejos de S. João vão animar a Lousã de 19 a 24 de junho. Grandes espetáculos musicais, a Mostra Comercial e Industrial e as tradicionais marchas e arraiais populares são algumas das principais atrações desta festa que pretende continuar a afirmar-se como “um ponto de encontro e partilha da família lousanense” mas também das milhares de pessoas que visitam o concelho.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na terça feira, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara, Luís Antunes, manifestou o desejo de que este seja “um grande S. João”, realçando a “qualidade e transversalidade do programa”, que reúne propostas para todos os gostos e idades, apostando sobretudo “nas bandas e nos projetos nacionais”.

Luís Antunes considera que “estão reunidas todas as condições para atrair pessoas de toda a região à Lousã e para termos um grande S. João”. Espera que estas celebrações proporcionem a reunião da “família lousanense, confiram orgulho à população e promovam a Lousã”. Deixa também o convite para que todos venham ao concelho durante o S. João, que “se divirtam e desfrutem de tudo aquilo que a Lousã tem para lhes oferecer”.

O programa é, de facto, amplo e variado. A nível musical, o cartaz inclui nomes bem conhecidos do público português, apostando em várias sonoridades. Abre, no dia 19, com Fado ao Centro e Trapos & Farrapos; segue no dia 20 com Sustemidos e Anjos (a comemorar 20 anos de carreira). No dia 21 atuam Ramiro Simões, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e a dupla de Dj’s No Maka. No dia 22 sobem ao palco Jorge Baptista & Prelúdio, Agir e Fernando Alvim; no dia 23 atua a Banda Anarkia; e no dia 24 “Não há 2 sem 3” e Blaya.

Sérgio Rosado, dos Anjos, participou nesta apresentação e levantou um pouco do “véu”, anunciando que vão abordar, neste concerto 42 canções, fazendo assim uma “viagem pela história musical” da banda. Garantiu que este será “um espetáculo fantástico e que este será o melhor S. João do Mundo”.

Garantia idêntica deixou também a dupla de Dj No Maka. Os produtores do hit “Faz Gostoso”, da Blaya, que vai integrar os espetáculos e o novo albúm da Madonna, deixaram o convite para que as pessoas desfrutem de tudo aquilo que o S. João da Lousã tem para lhes oferecer.

A festa inclui também a já tradicional Mostra Comercial e Industrial que, de acordo com Luís Antunes, vai reunir no Parque Municipal de Exposições cerca de 60 expositores, numa mostra da dinâmica e diversidade do tecido empresarial do concelho. Destaque ainda para a Feira Popular, que vai contar com cerca de uma dezena de equipamentos de diversão que prometem seduzir tanto miúdos como graúdos, e para os expositores que se irão espalhar por toda aquela zona central da vila. De acordo com a autarquia, no seu todo devem participar no S. João da Lousã cerca de 150 expositores, dos mais variados setores.

As tradicionais Marchas Populares, bem como os arraiais que se espalham por várias ruas da vila, são também já uma “imagem de marca” do S. João da Lousã. Na noite de 23 de junho, noite de S. João, o desfile das Marchas Sanjoaninas traz para a rua cerca de 500 marchantes, que integram três marchas infantis e seis de adultos. Depois deste ambiente colorido, a animação segue nos arraiais, onde não faltará a sardinha, com a autarquia a oferecer 370 quilos só para esta noite.

As celebrações integram ainda a Gala do Feriado Municipal, no dia 24, no Hotel Palácio da Lousã, onde serão entregues os Prémios Lausus, que irão homenagear pessoas, instituições e empresas do concelho.

Com um orçamento de cerca de 70.000, o S. João da Lousã conta ainda com outras iniciativas, como o Sorteio de São João, o Concurso de Montras, um Concurso de Fotografia e vários eventos desportivos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM