25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã partilha memórias nas Jornadas Europeias do Património

28 de Setembro 2018

O Município da Lousã vai comemorar as Jornadas Europeias do Património com um programa que, de hoje a domingo, celebra a partilha de vivências.

Com estas celebrações, a autarquia procura “enriquecer a experiência cívica da partilha de memórias”, com iniciativas que vão decorrer em vários espaços e contextos, como na vila, na escola ou no Museu.

O programa começa hoje, nas escolas com 2.º e 3.º ciclos, com a exposição de algumas peças de arte, para conhecimento, estudo e sensibilização para o património edificado na Lousã, um projeto sob o tema “Isto é Arte – Museu Partilhado” desenvolvido no âmbito do projeto municipal MUSA(MUSeuAqui), que também será apresentado durante as jornadas.

Amanhã, a partir das 10h30, a partilha de memórias será no mercado municipal. “Esta escola… o que me conta?” será a pergunta que irá ser feita aos lousanenses, numa ação de rua onde vão ser recolhidas memórias da escola primária Conde Ferreira, ação enquadrada numa residência artística, realizada no âmbito do Projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentido” sobre vivências de escola.

À tarde, a partir das 14h30, os participantes são desafiados a fazer um passeio orientado pelo centro histórico da vila da Lousã, com o objetivo de partilhar experiências profissionais, memórias e vivências. A autarquia pretende que esta atividade cultural constitua “um primeiro passo para o conhecimento e reconhecimento das caraterísticas e valores do património urbano corrente, através de diferentes olhares e sensibilidades: a tecnologia, a arquitectura, a fotografia, o desenho, a escrita, o diálogo e as memórias”. Esta atividade será acompanhada por professores e alunos do Mestrado de Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra.

As jornadas terminam no domingo, no Museu Álvaro Viana de Lemos, com a ação “Museu, História(s), Música e Memórias”, marcada para as 16h30. Vai ser apresentado o projeto municipal MUSA, seguido de um concerto de música pelos alunos da Escola de Música da Associação Filarmónica Serpinense, em celebração do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM