A Lousã participa, hoje e amanhã, num Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude e também num Encontro Nacional de Vereadores de Juventude (este só amanhã), numa organização do Conselho Nacional de Juventude, da Federação Nacional das Associações Juvenis, do Instituto Português do Desporto e Juventude e dos Municípios de Braga e do Porto.
Aproveitando o mote da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, que dedica especial atenção ao Objetivo de Juventude “Espaço e Participação para Todos”, esta iniciativa junta jovens, autarcas e técnicos no sentido de repensar soluções que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas.
Estes Encontros “pretendem lançar a reflexão sobre a missão, o impacto e o potencial dos Conselhos Municipais de Juventude (CMJ), com vista a reforçar a participação jovem e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais”, explica a autarquia da Lousã.
Os dois dias de trabalho vão decorrer em formato digital e pretendem criar uma Carta A3, com 10 ideias para melhorar os “CMJ” e uma bolsa de projetos para pôr ideias em prática. A Lousã inscreveu três jovens (Pedro Martins da ACTIVAR/Espaço J E8G, Daniel Henrique e Miguel Ferreira da ARAUZ) e a técnica municipal, Marta Correia. A esta equipa junta-se, ainda, o vereador da Juventude, Orlando Ferreira, que marcará presença no Encontro Nacional de Vereadores de Juventude, onde serão apresentados resultados e será promovido um debate sobre o futuro dos CMJ.