16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã em festa com o S. João

21 de Junho 2019

Grandes espetáculos musicais, a Mostra Comercial e Industrial e as tradicionais marchas e arraiais populares são algumas das atrações que convidam a visitar a Lousã durante as festas de S. João, uma das maiores realizadas no concelho.

“Ponto de encontro e partilha da família lousanense”, o S. João da Lousã aposta, uma vez mais, num programa abrangente que, mantendo todos os eventos tradicionais da quadra, foi pensado para agradar a públicos de todas as idades e para, pela forte atratividade, contribuir para a afirmação do concelho.

Os festejos de S. João começaram na quarta feira e prolongam-se até segunda feira dia de S. João e Feriado Municipal. Luís Antunes, presidente da Câmara, espera que atraiam à vila muitos milhares de visitantes, uma vez que, no seu entender, “estão reunidas todas as condições para atrair pessoas de toda a região” e para fazer deste “um grande S. João”. Durante a apresentação do programa, o autarca destacou a sua “qualidade e transversalidade” e manifestou o desejo de que estas celebrações proporcionem a reunião da “família lousanense, confiram orgulho à população e promovam a Lousã”.

O programa é, de facto, amplo e variado. A par com a Mostra Comercial e Industrial, que reúne, até domingo, no Parque Municipal de Exposições, cerca de 60 expositores, e com a Feira Popular, que conta com cerca de uma dezena de equipamentos de diversão que prometem seduzir tanto miúdos como graúdos, há ainda muitos outros expositores, das mais diversas áreas, espalhados pela zona central da vila, num número total que deve rondar os 150.

A nível musical, o cartaz inclui nomes bem conhecidos do público português, apostando em várias sonoridades. Depois da abertura ao som do fado e da atuação de Sustemidos e Anjos, no feriado de ontem, hoje sobem ao palco Ramiro Simões, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e a dupla de Dj’s No Maka. Amanhã atuam Jorge Baptista & Prelúdio, Agir e Fernando Alvim; no domingo a Banda Anarkia; e na segunda feira “Não há 2 sem 3” e Blaya.

A noite de domingo é uma das mais aguardadas do programa, pelo seu caráter tradicional. É a grande noite de S. João, com as marchas e os arraiais a mobilizarem milhares de pessoas. O desfile das Marchas Sanjoaninas traz para a rua cerca de 500 marchantes, que integram três marchas infantis e seis de adultos. Depois deste ambiente colorido, a animação segue nos arraiais, que vão decorrer em vários locais da vila, onde não faltará a animação e a sardinha assada, com a autarquia a oferecer 370 quilos só para essa noite.

Depois desta noite marcada pela tradição, os festejos continuam na segunda feira, às 16h45, no Hotel Palácio da Lousã, com a realização da Gala do Feriado Municipal, cerimónia onde serão entregues os Prémios Lausus, que irão homenagear pessoas, instituições e empresas do concelho.

O S. João da Lousã conta ainda com outras iniciativas, como o sorteio de S. João e os concursos de montras e fotografia. Destaque ainda para alguns eventos desportivos, como o Torneio Michel Coll – Sevens, amanhã, no Estádio José Redondo; para a Taça de Portugal de Basquetebol Adaptado, também amanhã no Pavilhão Municipal n.º 1; e para o VII Encontro Nacional de Vespas da Louzan, no domingo, no Parque Carlos Reis.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM