A Lousã está entre os nove municípios mais sustentáveis do país. A Câmara recebeu, uma vez mais, a Bandeira Verde ECOXXI, integrando o grupo restrito dos concelhos com maior pontuação, entre os 56 galardoados.
Neste grupo a única vila com pontuação superior a 80 por cento é a Lousã, sendo os restantes municípios as cidades de Pombal, Loures, Torres Vedras, Águeda, Leiria, Braga, Funchal e Maia.
O ECOXXI é um Programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica. Este ano incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.
“Apesar de ainda haver muito trabalho a fazer em todas estas áreas, é com grande satisfação que obtemos uma avaliação que confirma que estamos no rumo certo pela sustentabilidade”, explicou o presidente da autarquia, Luís Antunes, considerando que “este é um reconhecimento que só é possível graças ao esforço de toda a comunidade, nomeadamente das instituições parceiras da Câmara Municipal”.
Férias Ativas de Natal suspensas
A Câmara da Lousã decidiu suspender o projeto “Férias Ativas de Natal”, destinado a crianças e jovens entre os seis e os 14 anos, tendo em conta a situação pandémica que se vive.
“À semelhança das orientações para a celebração do Natal e Ano Novo, temos este ano de nos ajustar a um conjunto de regras e restrições, para podermos, em 2021, voltar a celebrar esta época natalícia com normalidade”, realça o Município.
Neste Natal, a autarquia volta a oferecer livros às crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, uma iniciativa que faz 20 anos. Uma vez que este ano letivo não há festas escolares de Natal devido à atual condição de pandemia, o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, visitou todas as escolas para entregar a caixa de prendas a cada turma.