O Mel DOP Serra da Lousã e muitos outros produtos endógenos deste concelho estiveram em destaque, na semana passada, em Lisboa. A autarquia decidiu apresentar, na quinta feira, a XXIX Feira do Mel e da Castanha na “capital”, associando esta iniciativa a um conjunto de realizações que, ao longo de todo o dia, deram a conhecer os muitos atrativos que este Município oferece.
Considerada uma das maiores do país, a Feira do Mel e da Castanha da Lousã vai realizar-se de 16 a 18 de novembro, no Parque Municipal de Exposições, num ano particularmente difícil para os apicultores que se deparam com a maior quebra de sempre registada a nível da produção. De acordo com Ana Paula Sançana, diretora executiva da Cooperativa Lousãmel, a quebra pode ultrapassar os 90 por cento, resultando sobretudo dos trágicos incêndios do ano passado mas também do impacto da seca e da proliferação da vespa velutina no território.
Nesta visita a Lisboa, a Câmara Municipal da Lousã promoveu várias ações promocionais no Largo do Corpo Santo, junto ao Cais do Sodré, zona onde circularam milhares de pessoas. Os transeuntes puderam provar o Mel DOP Serra da Lousã, bem como outros produtos do concelho.
Ao final da tarde, no Hotel Turim Liberdade, foi apresentado o certame, numa sessão que contou com a participação do presidente da Câmara, Luís Antunes; do presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, Pedro Machado; do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Luís Caetano; do CEO do grupo Turim Hotels, Ricardo Martins; e de Ana Paula Sançana.
No mesmo dia foi apresentada também uma parceria entre o Município da Lousã e o Grupo Turim Hotels – cujo o Chairman José Martins tem raízes na Lousã – que visa a instalação de um expositor de produtos do concelho nos hotéis desta rede, tendo como objetivo a promoção e venda dos mesmos. Esta cerimónia contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.
“Esta é uma parceria importante, que permitirá uma montra importante na rede de hotéis de reconhecido valor e que passará a ser a ‘casa da Lousã’ em Lisboa”, realçou Luís Antunes.
O programa continuou com um jantar, que contou com a presença de diversas individualidades, autarcas e figuras públicas, tendo como prato principal a chanfana, não faltando à sobremesa os doces típicos da região.
O presidente da Câmara considera que esta foi “uma jornada importante de promoção da Feira e do concelho em Lisboa”. “A qualidade e dimensão deste evento justifica uma promoção mais alargada, sendo exemplo desta opção, para além das iniciativas que decorreram em Lisboa, a publicidade instalada na Auto Estrada N.º 1 (A1) à saída de Lisboa e do Porto, a presença em diversas linhas da rede de multibanco, e o programa de televisão ‘Aqui Portugal’ da RTP que, mais uma vez, estará, no dia 17 de novembro, em direto da melhor Feira do Mel do País”, realça Luís Antunes.