14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã apoia munícipes na compra de medicamentos

19 de Março 2021

A Câmara Municipal da Lousã continua a apoiar os munícipes que se encontram em situação de carência económica na compra de medicamentos, através do Programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento. De acordo com a autarquia, esta medida abrangeu, no ano passado, cerca de 50 pessoas por mês, o que significa um apoio superior a 10 mil euros, valor suportado em partes iguais pelo Município e pelo Fundo Solidário ABEM. A Câmara aderiu a este programa da Associação Dignitude já em 2018, de forma a garantir o acesso aos medicamentos prescritos por receita médica a todos os cidadãos que não os possam comprar.

O Fundo Solidário ABEM é composto por uma rede de parcerias, nomeadamente das farmácias portuguesas, que asseguram o circuito solidário do medicamento. De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, os beneficiários são indivíduos/famílias, cujo rendimento per capita é inferior ou igual a 30 por cento do valor do Indexante de Apoios Sociais, ou seja, situações que se encontram no limiar da pobreza, agravado pelo facto de apresentarem problemas de saúde com despesas regulares em medicamentos.

Os beneficiários foram encaminhados para as farmácias locais, de forma a apoiar também estes agentes que, como recorda a Câmara da Lousã, tiveram também uma importante participação no programa “Vacinação SNS Local”, que tinha como objetivo facilitar o acesso à vacinação da gripe sazonal a munícipes com idade igual ou superior a 65 anos. Foram vacinadas nas farmácias locais 370 pessoas, tendo a medida significado um investimento da autarquia na ordem dos 500 euros.

Consciente do previsível agravamento das situações de carência económica no país e no concelho, nomeadamente devido às dificuldades acrescidas que a pandemia veio gerar, a Câmara da Lousã vai manter estas medidas, podendo mesmo vir a reforçá-las, se se justificar necessário.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM