A associação Longevitatis e a Equipa Coordenadora do Voluntariado (ECV) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estão a promover a campanha “100PRE convosco CHUC”, que visa levar mensagens de motivação aos profissionais de saúde daquele centro hospitalar.
Esta campanha começou a 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e vai prologar-se no tempo. As mensagens são acompanhadas de uma foto da pessoa que a envia, podendo as mensagens chegar de qualquer local do mundo. Estas mensagens vão chegar depois aos profissionais de saúde, através da intranet do hospital, serão também visíveis no hall do átrio da entrada principal e, em outubro, farão parte duma mostra fotográfica.
Os promotores dão conta que já receberam muitas mensagens mas que gostariam de receber muitas mais. A campanha continua em vigor enquanto se mantiver a crise pandémica Covid-19.
“As pessoas vivem hoje dias muito difíceis, motivados pela presença inesperada da Covid-19. Todos corremos riscos mas, sem dúvida, os profissionais de saúde estão numa fronteira armadilhada, apenas com o passaporte das suas competências, abnegação e espírito de missão. Cuidam de nós, completamente em estado de exaustão, mas tal qual soldados atrás das trincheiras, sofrem para depois ir para o cenário de ‘guerra’, munidos das armas que podem fazer a diferença entre perder ou ganhar mais uma vida. É neste teatro de operações clínicas que os profissionais de saúde se movem, entre um silêncio de morte e um pulso que sinaliza a vida”, sublinha Isilda Inês, presidente da Longevitatis e coordenadora da ECV do CHUC.
É por tudo isto e também porque estes profissionais “necessitam de energias e saúde mental para continuar a desempenhar as suas funções” que surge esta campanha que, neste momento difícil, transporta uma “mensagem de motivação, de reconhecimento, de apoio, de incentivo ou de esperança”.