17 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Loja Social abre em Torre de Vilela para ajudar famílias

21 de Junho 2019

A União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela inaugurou, no domingo, a sua Loja Social, equipamento que vai funcionar, dois dias por semana, ainda a definir, numas instalações anexas à sede da Junta de Torre de Vilela.

Esta nova resposta social pretende, como explica o presidente da UF, Horácio Costa, “ir ao encontro de algumas necessidades sentidas por algumas famílias que se deparam com maiores carências”, passando a disponibilizar diversos bens, como roupas, brinquedos e outros artigos essenciais.

Criada em parceria com a Obra Social de Torre de Vilela, que fica responsável pela sua gestão, a Loja Social vai funcionar sempre em articulação com a Comissão Social de Freguesia, entidade que, como realça Horácio Costa, “é responsável pela sinalização das pessoas que precisam de ajuda”.

Trata-se de uma resposta que vai funcionar “em rede”, numa “onda de solidariedade” que envolve toda a comunidade, já que todos podem contribuir com os seus donativos que, por outro lado, irão beneficiar outras pessoas que deles precisam.

“A Loja Social nasce do facto de, no âmbito da Comissão Social, termos detetado que existem algumas carências na nossa UF. É mais uma resposta que asseguramos, no sentido de ajudarmos quem precisa”, explica o autarca, salientando, no entanto, que todos os apoios assegurados “nunca passam pela entrega de dinheiro”, mas sim pela “ajuda efetiva”, como pagamento de alguma despesa urgente, renda de casa, medicamentos, entre outros.

O presidente admite que ainda existem situações de carência económica na Freguesia, muitas vezes resultantes de situações imprevistas, como desemprego, divórcio, baixa prolongada e, inclusive, dependência de álcool. Em caso de carência, as pessoas dirigem-se à assistente social, que apresenta o assunto à Comissão Social, a quem compete avaliar e decidir sobre o apoio a dar. “Não se trata de subsídio dependência. Apenas damos ajudas pontuais para apoiar em situação de emergência. Como estamos perto das populações temos uma maior perceção das dificuldades sentidas pelas pessoas”, esclarece.

Escola de Música acessível a todos

Para além da Loja Social, a UF de Trouxemil e Torre de Vilela inaugurou ainda, no mesmo dia, uma Escola de Música, que vai funcionar nas remodeladas instalações do antigo Centro de Saúde de Vilela que, como recorda o presidente, se encontravam “abandonadas”.

Este é um projeto do atual executivo que, deste modo, pretende “levar a música a todas as pessoas da freguesia, jovens e adultos, de forma gratuita”. A escola vai funcionar em parceria com a Associação Filarmónica Adriano Soares.

Estas duas inaugurações integraram o programa da 1.ª Festa da Freguesia, que decorreu durante o fim de semana nas Caves de Coimbra e que envolveu a população e coletividades, dando a conhecer o seu dinamismo e promovendo o que de melhor sabem fazer.

A Festa contou com a participação de 11 coletividades e juntou gastronomia, artesanato, cultura, desporto, jogos tradicionais, música e muitas outras atrações. Para Horácio Costa, assume-se como “uma forma de dar a conhecer toda a UF e as suas associações, reunindo-as num evento que é da e para a população”. Depois do sucesso da primeira edição, a Festa é para continuar nos próximos anos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM