A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) abre hoje (8 de junho) uma nova loja em Coimbra. O novo espaço situa-se na Rua Visconde da Luz, em plena Baixa da cidade, e a apresentação vai decorrer em moldes diferentes, através de um espetáculo de música e poesia no Facebook e Instagram da INCM, sendo por isso acessível a todos aqueles que, de alguma forma, têm uma ligação a Coimbra.
A transmissão da inauguração, marcada para as 15h00, vai contar com uma apresentação que invocará poemas e fados de Coimbra, de Carlos Paredes a Vitorino Nemésio, não esquecendo Manuel Alegre, autor da “Trova do Vento que Passa”, um dos muitos poemas que escreveu durante a sua passagem pela cidade.
A Imprensa Nacional – Casa da Moeda quer que este novo espaço seja mais do que uma livraria ou um espaço onde é possível comprar moedas. Quer que a loja de Coimbra seja “um verdadeiro polo cultural da cidade e da região Centro, acolhendo e promovendo no futuro concertos, teatros, tertúlias ou apresentações e exposições”.
A INCM adianta que a cerimónia de hoje é “um pré-lançamento, uma vez que a inauguração oficial da loja, com uma programação cultural mais completa, deverá acontecer apenas em setembro”. Esta inauguração, no ano em que se assinalam 50 anos da presença da INCM em Coimbra, mostra o compromisso da empresa, bem como a aposta forte na promoção da cultura em Portugal.
O conceito e projeto de design do espaço tem a assinatura do arquiteto Miguel Arruda, que idealizou um espaço versátil e moderno, mas ao mesmo tempo confortável e convidativo para poder reunir pessoas de diversas idades à volta da cultura.
Ainda que a inauguração seja “virtual”, a nova loja vai estar aberta ao público oficialmente a partir de hoje e vai poder ser visitada de segunda a sexta entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00.