A lista “Sim à Vida”, candidata à liderança da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC) nas eleições de 20 de dezembro, quer aproximar mais a corporação da cidade.
Apresentada na sexta feira, esta lista é liderada por João Vasco Ribeiro e reúne várias personalidades muito ligadas à cidade. Esta equipa, que compõe a única lista conhecida até ao momento, quer desenvolver um projeto que mantenha “a vida das pessoas com dignidade”, ao mesmo tempo que quer envolver as pessoas na vida da associação.
De acordo com João Vasco Ribeiro, a candidatura assenta em quatro pilares fundamentais – “aumentar a aproximação da AHBVC à comunidade; garantir a capacitação dos recursos internos; criar um serviço complementar de solidariedade social e aproveitar a transição digital e a inovação para a promoção de uma organização moderna, flexível e transparente”.
Prevê, ainda, múltiplas realizações, como uma gala de homenagem aos bombeiros no Dia do Bombeiro (4 de maio), a aposta em projetos inovadores de solidariedade social, uma parada de carros antigos de bombeiros no Dia da Cidade (4 de julho), a criação de um coro e uma fanfarra, o lançamento de um serviço de transporte, tipo “Uber”, de doentes não urgentes das unidades hospitalares até casa, entre outras iniciativas.
A lista propõe para a Assembleia Geral Isolina Mesquita como presidente, Paula Veiga como vice-presidente e Joana Batista e José Manuel Romão como 1.º e 2.º secretários, respetivamente.
Na lista para a Direção, João Vasco Ribeiro (presidente) está acompanhado de Teresa Almeida Santos e Alexandre Gomes da Silva como vice-presidentes; António Gomes da Costa e Maria Emília Carvalho Homem como 1.º e 2.º secretários; Carlos Balteiro e Miguel Franco como tesoureiros; Ariadne Pacheco e Pedro Geirinhas como 1.º e 2.º vogais. Como suplentes estão Jorge Ribeiro, Hugo Gouveia, Bruno Almeida, Patrícia Franco, Andreia Fonseca e Carlos Cidade.
Para o Conselho Fiscal a lista propõe Daniel Taborda para presidente, João Ramalhete para secretário, Nuno Paiva da Cunha para relator e José Maria Teixeira e Isabel Maia para 1.º e 2.º suplentes.
Há, ainda, um Conselho Consultivo de Notáveis composto por Henrique Fernandes, João Paulo Santos, Carlos Santos, Helena Albuquerque, Helena Barreiros, Conceição Bento, Rosa Reis Marques, Margarida Ornelas, Filipe Caseiro Alves, Isabel Damasceno, Jorge Conde, Nuno Freitas, Patrícia Viegas Nascimento, Pedro Maia, Helena Freitas, Margarida Mano, Madalena Abreu, Maria de Lurdes Correia, Gonçalo Quadros, Clara Almeida Santos, José Alexandre Cunha, Miguel Silvestre, Aida Mendes, Fátima Mota, Rui Antunes, Manuel Rocha, Ricardo Kalash, João Francisco Campos, Carlos Andrade, João Gabriel Silva, André Sardet, Carlos Fortuna, Joana Mota, Américo Figueiredo, João Pinto Mendes, Maria João Padez, Margarida Oliveira, Odete Isabel, Sandra Passinhas, Carlos Fiolhais, Paulo Barradas, José Silva, Mário Velindro e Graciano Paulo.