16 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Linhares Furtado mostra a sua arte durante o Congresso da Ordem dos Médicos

28 de Maio 2021

O cirurgião Alexandre Linhares Furtado vai apresentar os seus trabalhos de pintura e desenho na antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, durante o 23.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, evento que vai decorrer na próxima semana, de segunda a quinta feira.

A exposição, intitulada “Uma paleta de saudade”, vai ser inaugurada na segunda feira, pelas 15h20, e vai poder ser visitada até ao último dia do congresso.

Pelas mãos do cirurgião é realizada, de forma singular, a homenagem à sua mulher Arminda San-Bento Furtado. Assim, através da pintura e do desenho surgem memórias, flores, emoções e o amor. Nesta paisagem pictórica que foi construindo ao longo dos anos – e apenas muito recentemente revelada ao grande público -, Linhares Furtado mostra a sua inspiração, a sua geografia de afetos e as suas fontes de inspiração: as ilhas, as nuvens, a sua mulher, os filhos, os netos e as flores.

Por força das restrições relacionadas com a covid-19, o acesso à exposição estará apenas sujeito à limitação de permanência na sala e às regras de entrada na antiga Igreja do Convento São Francisco.

A exposição integra o vasto programa deste congresso que vai juntar médicos, cientistas, personalidades de outros setores estruturantes e a sociedade civil para que, juntos, possam debater o impacto que a pandemia tem tido em Portugal e no mundo, com o objetivo de antecipar e preparar os desafios daí decorrentes.

O congresso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, tem a sessão de abertura marcada para segunda feira, às 14h00. Com o tema “A ciência em tempo de pandemia”, vai contar com a presença de nomes de relevo, tanto a nível nacional como internacional, como o coordenador da “Task Force”, Henrique de Gouveia e Melo, o presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, e a diretora do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças, Andrea Ammon.

Em debate estarão temas como “Pandemia: história, ciência e pessoas”, “O papel dos médicos na pandemia”, “Economia em saúde – desafios para o futuro”, “Gestão em saúde – reajustar as políticas públicas de saúde por experiência da pandemia”, “Covid-19 na Europa: perspetivas e abordagens”, Pandemica MENTE – o aqui e o agora em saúde mental”, “Variantes e capacidade de testagem” e “Covid-19: desafios do processo global de vacinação”.

O congresso culminará com a entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos aos profissionais que, pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo tenham contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade. Da região Centro serão distinguidos Agostinho Almeida Santos (a título póstumo), Nascimento Costa e José Tereso.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM