O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) acaba de lançar um Centro de Voluntariado Ocupacional-Online (CVOnline), uma resposta que visa a ocupação dos doentes oncológicos através da disponibilização de oficinas e ateliers de participação online e gratuita.
Com esta nova valência, pretende ajudar a combater o isolamento social a que estão sujeitos no atual contexto de pandemia. O estudo sobre o impacto da covid-19 em doentes oncológicos revela que 55 por cento doentes e 60 por cento dos cuidadores sentiram-se “bastante a muitíssimo mais isolados dos outros”, em virtude da pandemia.
Com este conjunto de atividades, a LPCC.NRC quer contribuir para um maior “equilíbrio ocupacional, físico e psicológico”, ajudando a reduzir o isolamento social, através deste espaço de partilha e capacitação que permite a aquisição de outras competências em diversas áreas. Manualidades, iniciativas de literatura, visitas culturais a museus, atividades de bem-estar e atividade física são algumas das propostas criadas, todas em formato digital, garantindo assim a segurança de todos os intervenientes.
Do plano constam as oficinas de papel, modelagem e pintura; têxtil e costura; artística e criativa; expressão dramática; expressão musical; e curso de desenho em Barge. Na literatura o destaque vai para a recitação de poemas, leituras de excertos de livros e apresentação de curiosidades sobre a vida de escritores portugueses. Nas visitas, estão previstas visitas ao Museu PO.RO.S- Museu Portugal Romano Sicó, ao Museu Santa Casa Misericórdia de Coimbra, ao Seminário Maior de Coimbra e ao Museu Nacional de Machado de Castro. A área do bem estar e atividade física contempla ginástica para todos, alimentação saudável, cuidados pessoais e imagem.
As transmissões online, por videoconferência, são feitas através da plataforma ZOOM, bastando para o efeito aceder ao link e instruções de acesso que a LPCC.NRC disponibiliza atempadamente. Os interessados em receber informações sobre as futuras ações no âmbito do CVOnline devem formalizar a sua inscrição no site da LPCC, onde se encontram todas as informações, planificação prévia de atividades e formulário de inscrição.
“A ocupação é parte integrante da condição humana e um elemento central da nossa identidade. A LPCC.NRC pretende, por isso, que este recurso possa contribuir para que se viva esta situação de maior isolamento e distanciamento social, de forma mais estimulante e serena, contribuindo para uma reorganização mais equilibrada na vida de todos os doentes oncológicos e familiares/cuidadores”, realça o Núcleo Regional do Centro.