Francisca Rodrigues
Leonor Quinteiro, com 11 anos de idade, natural de Coimbra, foi a primeira menina a vencer o programa de música “Uma Canção para ti” da TVI, apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes. Semana após semana foi conquistando o coração do público e dos jurados com a apresentação de vários temas portugueses.
Na gala de domingo (4), Leonor, (en)cantou com o tema “Amor de Domingo” ao lado de Cuca Roseta. Mas a interpretação da música “Amor a Portugal”, de Dulce Pontes, fez com que fosse a grande vencedora do programa infantil.
“Desde que me lembro sempre cantei com o pai quando íamos de férias para os hotéis. Ouvir as cantigas do meu avô também foi uma inspiração para mim”, contou a jovem ao Despertar.
Leonor Quinteiro frequenta na Escola EB2’3 da Mealhada o projeto Oficina de Música e há cerca de cinco anos frequentou a Escola de Música da Tuna Souselense, em Souselas. A professora da Oficina, Maria Antónia Mota, é que a incentivou a concorrer ao programa para seguir o seu sonho.
“Os meus pais, a minha família e os meus amigos apoiaram-me em tudo e isso deu-me força para continuar. Só gostava que todos os meninos que têm vergonha a perdessem e fossem atrás dos seus sonhos, que sigam em frente porque no fim vale a pena”, incentiva a pequena Leonor Quinteiro.
A escolha das músicas, apesar de ser realizada pelo programa, caiu que nem uma luva na voz da jovem. Inspirada por grandes vozes portuguesas como Marisa Liz, Bárbara Tinoco e Ana Moura, pretende dar continuidade à sua vida de artista, querendo sobretudo usufruir do prémio de vencedora, que é trabalhar com a editora Espacial.
“Quero sobretudo estudar e fazer o meu melhor. Mas focar-me no futuro e tornar-me melhor nesta área. Quero continuar no mundo da música, fazer um videoclip e estar concentrada nas duas coisas. Também gostava muito de representar”, confessa ao Despertar.
Apesar de não estar à espera de ser a grande vencedora do caça-talentos da TVI mostra-se orgulhosa da sua prestação. Os pais, Marina Jacinto e Alberto Quinteiro demonstram orgulho pela jovem através das suas redes sociais, desejando que continue a ser “humilde e trabalhadora, que são as diretrizes do sucesso”.
Tendo por base este enorme sucesso de Leonor Quinteiro, a Câmara da Mealhada atribuiu um voto de louvor à participante e ao colega Pedro Pimenta, natural do Luso, que ficou em 4º lugar nesta edição do programa, reconhecendo o trabalho da professora Maria Antónia Mota no acompanhamento dos jovens.