O grupo de trabalho criado pela Junta de Santo António dos Olivais e pelas várias entidades da Comissão Social de Freguesia para responder aos idosos da freguesia que se encontrem sós ou vulneráveis realizou a primeira reunião na semana passada.
Este grupo alargado reuniu na sede da Junta para analisar os principais problemas dos idosos que não têm suporte familiar ou institucional. Combater a solidão e o isolamento dos mais velhos assume-se como uma das maiores preocupações do Executivo da Junta, presidido por Francisco Rodeiro, bem como das várias instituições da área social. Foi esta preocupação que esteve no centro da reunião da Comissão Social de Freguesia realizada em janeiro e que contou com a presença da grande maioria das cerca de 40 entidades que a integram. Foi esse encontro que levou à criação deste grupo de trabalho, coordenado pela Junta, que se vai focar nas carências desta franja da população.
Com trabalho reconhecido na área social, tanto a Junta como as várias entidades que integram este grupo de trabalho, manifestaram-se disponíveis para, dentro dos seus recursos, ajudarem a população que se encontra mais sozinha ou em situação de maior vulnerabilidade.
“Trabalhando em rede, com o apoio da comunidade e dos agentes locais, pretende-se chegar aos que se encontram em situação de isolamento, sem suporte familiar e sem qualquer rede de apoio. Muitas vezes são pessoas que apenas necessitam de uma palavra amiga, de uma visita, de um pouco de companhia para colmatar os dias de solidão. Caso haja necessidade de uma intervenção a outro nível, a rede de parceiros continuará a funcionar como até aqui, em articulação e respeitando a intimidade e individualidade de cada cidadão”, refere a Junta de Freguesia.
Este não é um “grupo fechado”, sendo intenção da Junta “criar uma dinâmica de trabalho, interagir com pessoas de diferentes instituições e, assim que as condições de higiene e segurança o permitam, retomar as sessões de literacia em saúde e outras que venham a ser organizadas pelos mais diferentes parceiros na área geográfica da Freguesia”.
Depois destas reuniões, os envolvidos consideram que “ficou clara a importância da prevenção, da sensibilização e de, cada vez mais, e cada vez mais cedo, as pessoas prepararem o seu processo de envelhecimento”.
Para além da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, integram este grupo de trabalho representantes da Câmara Municipal de Coimbra, da Segurança Social, do Centro de Saúde, da ABC e D de São Romão, da Cáritas Diocesana de Coimbra, do CASPAE, do Centro de Acolhimento João Paulo II, do Centro Sócio Cultural Nossa Senhora de Lurdes, das Conferências Vicentinas, das Cruz Vermelha e da Polícia de Segurança Pública.