A União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão vai adquirir uma carrinha de transporte, de nove lugares, para colmatar algumas das lacunas sentidas a nível dos transportes dentro da freguesia.
De acordo com o presidente da UF, Rui Soares, este projeto tem como objetivo “facilitar a mobilidade dentro da própria freguesia, aproximando as várias localidades que têm muitas carências nesta área”. Pretende responder, acima de tudo, às crianças e jovens estudantes e também à população mais idosa, que tem grandes dificuldades em deslocar-se, sobretudo ao Centro de Saúde.
Rui Soares sublinha que a compra desta carrinha só é possível “graças ao apoio do tecido empresarial da UF”, agradecendo os contributos de várias empresas, como a Cimpor, Butterfly Secret, Amanhecer e J. M. D. Neves. Deixa também uma palavra de apreço ao ACTT – Alhastro Clube Todo o Terreno, que promoveu recentemente uma prova de enduro nas instalações da Cimpor. “Temos que agradecer a todos porque este projeto resulta da união de muitas entidades. Sem o contributo de todos não seria possível”, frisa.
Com nove lugares, a carrinha custa 32 mil euros e o desejo do presidente é que esteja já a circular no arranque deste novo ano escolar, que abre brevemente, entre os dias 14 e 17 deste mês. Para além de servir alguns estudantes, terá uma função social muito importante, já que vai assegurar mais mobilidade e melhores condições aos idosos que vivem em localidades mais afastadas da UF, como a Mata de S. Pedro e Larçã.
Não será, contudo, exclusiva para estas situações e a ideia, como realça Rui Soares, é que satisfaça as necessidades sentidas na freguesia, estando também à disposição do associativismo ao fim de semana.
“Vamos analisar ainda a forma de funcionamento da carrinha mas é certo que será para resolver os problemas do dia a dia, em função das necessidades”, assegura.
Rotunda de Souselas melhorada
A pensar na segurança e comodidade de peões e condutores, a UF de Souselas e Botão procedeu também, recentemente, à melhoria do espaço situado junto à rotunda Oliveira das Almas, numa zona muito central da vila de Souselas, onde se encontram alguns estabelecimentos comerciais e uma agência bancária.
Rui Soares explica que “a obra ainda não está concluída”, sendo o terreno propriedade da Infraestruturas de Portugal. A Junta procedeu à limpeza do terreno, tirou terra e arranjou o pavimento, criando ali uma espaçosa área de estacionamento. “Tal como a carrinha, também esta era uma necessidade sentida há muito. O estacionamento está quase sempre cheio, o que demonstra que fazia realmente falta naquela zona”, realça.
Esta intervenção traz também melhorias a nível da segurança, ao garantir melhor visibilidade na zona, uma área “onde a sinalização é muito deficitária”, tendo o presidente solicitado já à Câmara de Coimbra que melhorasse esta lacuna.
Rui Soares adianta que a Junta tem previstas outras melhorias para aquela zona, como a construção de um passeio entre a pastelaria e o Centro de Apoio Social de Souselas e a colocação de uma passadeira, de forma a garantir a segurança das muitas pessoas que por ali circulam a pé.