O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, congratulou-se na passada quarta-feira (19) com a inscrição de mais de 14 mil peregrinos, de 60 nacionalidades, nos “Dias nas Dioceses”.
“Vai ser um encontro marcante para a cidade e para a diocese. Não tenho conhecimento de um acontecimento, organizado pela Igreja Católica, aqui no nosso contexto, que tenha esta dimensão, nem esta adesão, nem esta organização”, sublinhou.
D. Virgílio Antunes admitiu que inicialmente não sabiam se Coimbra tinha uma marca com força suficiente para que os peregrinos a selecionassem para participar nos Dias nas Dioceses.
No seu entender, Coimbra tem, do ponto de vista católico, “alguns aspetos importantes, como é o caso do conhecimento da Irmã Lúcia, à escala universal”. A vidente de Fátima recolheu-se, em 1948, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde adotou uma vida de recolhimento dedicado à oração e ao sacrifício.
A juntar a este fator, acresce o facto de Coimbra ser uma cidade universitária, “por onde passam ou já passaram muitos jovens”, de diferentes nacionalidades.
D. Virgílio Antunes disse ainda que está convicto de que Coimbra está bem preparada para receber os mais de 14 mil peregrinos.
Os “Dias nas Dioceses” no concelho de Coimbra decorrem de 26 a 31 de julho, tendo por objetivo a integração dos jovens de todo o mundo nas comunidades paroquiais. São organizados pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
O ponto alto da iniciativa é o “For God Shake Festival” que, no dia 29 de julho, deverá juntar cerca de 20 mil peregrinos na Praça da Canção.