30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Jardim da Criança” convida famílias a desfrutar da Sereia

31 de Maio 2019

O Jardim da Sereia vai transformar-se, amanhã e domingo (1 e 2 de junho), num palco de diversão. As famílias são convidadas a celebrar o Dia Mundial da Criança neste belo espaço natural da cidade e a desfrutar da animação proposta pelo “Jardim da Criança”, uma iniciativa inédita que a União de Freguesias (UF) de Coimbra promove com o intuito de abrir este espaço à comunidade, mostrando-lhe que se trata de um ótimo jardim para passear e brincar, como aconteceu no passado.

Durante a apresentação do evento, o presidente da UF, João Francisco Campos, partilhou algumas memórias da sua infância, criadas precisamente naquele jardim, onde era usual vir passear com os pais e brincar à vontade. Assume que gostaria de ver novamente as famílias na Sereia e espera que este evento, a par de outros que a Junta está a delinear, possam contribuir para promover o jardim e mostrar que se trata de um espaço seguro, para desfrutar em família e onde gostaria de “ver regressar as crianças”.

“Vamos ter aqui dois dias de muita diversão e com muitas surpresas. Desafiamos as pessoas a virem e este espaço emblemático da cidade”, convida.

Promovido em parceria com a Associação Artística e Cultural Salatina, com o apoio da Woman to Woman e da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPACDM) de Coimbra, o “Jardim da Criança” vai transformar a Sereia num espaço inteiramente dedicado aos mais novos. A animação vai estender-se por todo o recinto, decorrendo na área central o mercado (com gastronomia e stands de produtos direcionados aos mais novos), junto à fonte os espetáculos e nos vários recantos do jardim os workshops.

Para que as crianças percorram toda a área, são criadas oito “estações”, onde, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, poderão carimbar o “passaporte” que lhes vai ser entregue à entrada e que, no final, lhes dá direito a um presente. Em cada espaço encontram atividades diversas como magia, música, teatro, ciência e, até, avós a contarem histórias.

Destaque ainda para dois espetáculos musicais que vão realizar-se amanhã, às 12h00 e às 18h00, e que têm como protagonistas as crianças das creches e infantários da Cáritas Diocesana de Coimbra, acompanhadas pela Orquestra da Associação Artística e Cultural Salatina. De acordo com Tiago Martins, da Associação, os temas que vão ser apresentados amanhã foram especialmente concebidos para este evento e vão retratar “as emoções da criança, desde o acordar ao deitar”. Será, no fundo, como realça, “uma história musicada que retrata o que todos os pais e crianças sentem diariamente”.

“Este vai ser um fim de semana para as famílias. Durante muito tempo o Jardim da Sereia esteve de costas voltadas à cidade mas queremos agora continuar a melhorá-lo, a dinamizá-lo e a mostrá-lo às pessoas”, realça João Francisco Campos, assumindo que a UF, em articulação com a Câmara, está “muito atenta” a este espaço que, no seu entender, “merece uma intervenção mais de fundo”, assim como merece ser “usufruído pelas famílias”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM