O concurso Eco-Mascote desafiou as escolas da Freguesia de Cernache a criar mascotes ecológicas com materiais reutilizados. O objetivo foi promover a educação ambiental e consciencializar sobre a preservação com política dos 3 R’s. Este concurso teve a participação de todas as escolas e estabelecimentos de ensino da freguesia e “ultrapassou todas as expectativas”, referiu a Junta de Cernache. “As mascotes apresentadas foram muito interessantes”, acrescentou.
Na terça-feira (16) foram revelados os resultados, “com uma votação muito disputada”, que reuniu mais de 4.500 votos.
O vencedor foi a Eco-Mascote “Papelote”, com 1. 651 votos, feita pela Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Social Nossa Senhora dos Milagres – Jardim de Infância. Em segundo lugar ficou a “Eco-Coba” da EB1 da Feiteira, que alcançou os 1.552, e a
“Arbóreo de Jesus”, do Colégio Bom Jesus, conquistou o terceiro lugar ao reunir 533 votos. Ao reunir 428 votos, a Eco-Mascote “Moecasconha” da EB1 de Casconha ficou na quarta posição. O quinto classificado foi o “Tojó”, da Cáritas Diocesana de Coimbra -Centro Social Nossa Senhora dos Milagres – Creche do Centro Social e Comunitário ao reunir 359 votos.
Os prémios para todos os participantes foram entregues ontem (18) numa pequena cerimónia, no Museu Moinho das Lapas.