Isabel Damasceno, antiga presidente do Município de Leiria, vai ser a próxima presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em regime de substituição.
A decisão vem referida no despacho da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que ocupava o cargo de presidente da CCDRC antes de ir para o Governo. Publicado na segunda feira , em Diário da República, o documento refere que “a presente designação fundamenta-se na reconhecida aptidão, competência técnica e experiência e formação profissional da designada”.
O cargo de presidente que foi, até então, representado pelo vice-presidente António Veiga Simão, estava livre desde a saída da ministra.
Segundo a legislação, “a possibilidade de os cargos dirigentes poderem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura do lugar” pode estender-se por um “período de 90 dias ou até à designação de novo titular”, através de um processo concursal.
Isabel Damasceno, 63 anos, desempenhou a função como presidente da Câmara Municipal de Leiria, entre 1998 a 2009, e como vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, de 2002 a 2009. Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, era desde fevereiro de 2010 vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro.