27 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

IPC aposta na formação para prevenir incêndios

14 de Junho 2019

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realizou duas ações de formação dirigidas a funcionários com vista à prevenção de incêndios e à promoção da eficiência de atuação em caso de emergência.

Com estas formações, o Politécnico pretendeu dotar os funcionários de conhecimentos que os tornem aptos a agir em situações de incêndio, nomeadamente em caso de necessidade de manuseamento de extintores.

Promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC, em conjunto com os Bombeiros Sapadores de Coimbra, a formação teve uma vertente teórica, em que foram abordadas várias informações sobre os extintores que são relevantes para todas os cidadãos que tenham alguma vez de lidar com o mesmo. Os formadores explicaram também quais os comportamentos mais adequados a adotar em situação de incêndio, como não ligar interruptores nem isqueiros na presença de cheiro a gás ou fumo, caminhar rente ao chão, avaliar a temperatura das portas com as costas da mão para evitar eletrocussão, dar o alarme antes de tomar qualquer iniciativa de combate ao incêndio, usar o extintor “de baixo para cima” e nunca virar as costas ao foco de incêndio e manter a vigilância mesmo quando se pensa já estar extinto. Estes são apenas alguns exemplos de assuntos abordados, que podem fazer a diferença na vida de todos. A formação incluiu também uma vertente prática, em que cada um dos formandos teve oportunidade de colocar estes conhecimentos à prova e manusear um extintor.

De acordo com Ana Ferreira, pró-presidente do IPC, esta iniciativa teve como objetivo dotar todos os funcionários com “o conhecimento necessário para que saibam como agir em caso de incêndio” e, assim, ajudar a evitar que a situação tome maiores proporções, ressalvando que se trata de uma situação que ninguém deseja que aconteça mas que enquanto sociedade “devemos estar alerta e saber como prevenir situações de emergência”.

O IPC pretende alargar, ao longo do ano, esta iniciativa a todos os seus funcionários e também aos estudantes que habitam nas residências da instituição.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM