13 de Março de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Intervenção em entroncamento vai tornar zona de Sobral de Ceira mais segura

3 de Setembro 2021

A zona do entroncamento de Vale de Açor – Sobral de Ceira vai ser requalificada. Da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, esta intervenção contempla o alargamento e correção da curva existente e de parte da estrada nesta localidade da Freguesia de Ceira, que passará a ter marcação de linha branca contínua separadora de vias.

Com esta melhoria do traçado viário, a autarquia pretende que o entroncamento passe a ser mais seguro e a ter mais visibilidade, já que, como explica, a “estrada Vale de Açor – Sobral de Ceira apresenta um percurso sinuoso, com curvas de traçado reduzido e pequena largura, nomeadamente junto ao entroncamento, onde se verifica a existência de uma curva e contracurva de raios muito reduzidos, adjacentes a taludes de grandes alturas e inclinação, o que a torna a zona especialmente perigosa”.

O Município decidiu, assim, proceder a uma intervenção de melhoria desse traçado, trabalho que inclui ainda a elaboração de uma ilha, delimitada por lancil rampa, na zona do entroncamento, bem como o melhoramento das condições do pavimento, incluindo reparações e pinturas necessárias.

“A zona a tratar apresenta uma área de 2784 metros quadrados, em que a estrada principal tem um desenvolvimento de 230 metros, sobrepondo-se parcialmente ao antigo traçado. No que diz respeito à correção da curva, no traçado em planta, essa tem um raio de 40 metros e passará a ter um raio de 104 metros, melhorando bastante a visibilidade dos veículos provenientes do entroncamento Vale de Açor – Sobral de Ceira”, refere a autarquia.

Esta empreitada representa um investimento total superior a 78 mil euros e tem um prazo de execução de 90 dias.


  • Diretor: Lino Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM