1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Instituto Universitário Justiça e Paz celebra 50 anos

19 de Novembro 2021

O Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), em Coimbra, vai celebrar 50 anos de atividade com um programa que começa no domingo e se prolongará até 22 de novembro do próximo ano. Nascida em finais de 1971, na sequência da Crise Académica de 1969, que abalou a ditadura de Marcelo Caetano, surgiu como “uma instituição da Igreja Católica voltada para o mundo do ensino superior, da ciência e da cultura”, recorda a Comissão Executiva da Comemoração dos 50 anos, coordenada por João Paulo Barbosa de Melo, antigo presidente da Câmara de Coimbra.

As comemorações começam no domingo, Dia da Jornada Mundial da Juventude e data de aniversário da promulgação do decreto fundacional do instituto, com uma missa de abertura das celebrações, na Sé Nova, às 19h00.

Continuam a 6 de dezembro, às 21h00, no auditório do IUJP, com um “colóquio inaugural sobre a fundação” desta entidade de inspiração católica, que inclui as palestras “Coimbra após a crise académica de 1969” e “O processo de fundação do IUJP”, bem como vários testemunhos subordinados ao tema “O que foi, para mim, o Instituto”.

Uma exposição de fotografias, um jantar solidário, um concerto, a edição de um livro comemorativo dos 50 anos de vida do IUJP e um colóquio inter-religioso, intitulado “Religiões e alimentação”, são outras das ações já confirmadas para estes 12 meses de celebrações.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM