O S. João da Lousã vai ser assinalado este ano de uma forma especial. O programa, que inclui também as celebrações do Feriado Municipal, aposta sobretudo no formato digital e privilegia a história destas festas que tanta importância têm para o concelho.
Apesar das limitações impostas pela pandemia, a Câmara Municipal preparou várias iniciativas, num programa que começou com a publicação na sua página da internet e redes sociais de factos históricos e curiosidades sobre a tradição das festas de S. João.
As celebrações estendem-se também ao comércio, com a realização do tradicional Sorteio de S. João, que começou ontem e vai prolongar-se até ao final do mês. Promovido em parceria com a Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL), este concurso envolve este ano não só o comércio mas também a hotelaria, restauração e empresas de animação turística. Por cada 10 euros em compras, os munícipes habilitam-se a prémios (250 euros para o primeiro lugar, 200 para o segundo, 150 para o terceiro e 75 para o quarto) e são também premiados os estabelecimentos cujos talões sejam selecionados (nestes casos com campanhas publicitárias).
Na terça feira, noite de S. João, uma das mais aguardadas do ano, os tradicionais desfiles das Marchas Sanjoaninas não sairão à rua mas o ambiente de festa vai “invadir” a internet, com a página da Câmara e as sua redes socais a difundirem diversos conteúdos sobre estes espetáculos. Será partilhada também a gravação do desfile de 2018.
No dia 24, dia de S. João e Feriado Municipal da Lousã, às 10h00, vai ser difundida a mensagem institucional do presidente da autarquia, Luís Antunes, e, durante a tarde, numa iniciativa promovida em parceria com a Companhia Marimbondo, terá lugar uma animação itinerante com a “Bandinha da Alegria”.
As comemorações encerram com o ambiente festivo das marchas populares, com a publicação, pelas 18h00, do desfile do ano passado.