17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Incubadora do Instituto Pedro Nunes entre as 10 melhores do mundo

17 de Fevereiro 2023

A incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, conquistou um lugar entre as 10 melhores incubadoras do mundo na categoria ‘University Business Incubators’, sendo a única portuguesa na lista, anunciou a organização.

O ranking, de acordo com o IPN, é correspondente ao biénio 2021-2022 e foi conduzido pela UBI Global, uma entidade sueca de investigação e consultoria, “reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial”. “O Instituto Pedro Nunes mantém e consolida, assim, a posição como uma das 10 melhores incubadoras do mundo, promovidas por universidades, que havia alcançado em edições anteriores do mesmo ranking, o último dos quais publicado em 2019”.

Segundo o IPN, a classificação atribuída resulta de um estudo comparativo, o UBI World Benchmark Study 2021-2022, que selecionou 109 programas de incubação e aceleração de um universo de 1.895 programas, localizados em 56 países, com o objetivo de “destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências em tecnologia e o impacto no ecossistema das ‘startups’ e na economia”.

O IPN destacou que o ranking da UBI Global é construído a partir da análise de 21 indicadores-chave de desempenho, “como Desenvolvimento da Economia, Retenção de Talento, Acesso a Fundos, acesso a redes de parceiros nacionais e internacionais, entre outros”.

“Ser reconhecido como um dos dez melhores programas de Incubação de Empresas Universitárias no mundo tem um significado muito importante para toda a nossa equipa. A nossa Universidade e, é claro, os nossos empreendedores, porque são as verdadeiras estrelas e os principais responsáveis por isso”, afirmou o diretor executivo da IPN-Incubadora, Paulo Santos.

O responsável sublinhou ser “uma honra fazer parte deste grupo exclusivo de incubadoras incríveis em todo o mundo e ter a oportunidade de partilhar experiências e aprender com todas elas”.

O presidente do IPN e da IPN-Incubadora destacou que a atribuição desta distinção, “mais uma vez, comprova que apoiar o desenvolvimento de projetos altamente diferenciados, muitos provindos de conhecimento gerado na Universidade de Coimbra, mas também com outras origens locais, nacionais e internacionais, é uma estratégia vencedora”.

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, disse ser “um grande orgulho” para a Universidade “que a sua incubadora atinja um patamar tão elevado no panorama mundial dos programas de incubação, especificamente no grupo das incubadoras universitárias, o que mostra que o conhecimento gerado na UC, que o IPN canaliza para o tecido económico, é de valia mundial”.

A incubadora do IPN já apoiou o nascimento e desenvolvimento de mais de 400 empresas de base tecnológica desde 1995.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM