2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Imprensa da UC é a editora lusófona com mais livros no diretório aberto

24 de Maio 2019

A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) tornou-se a editora lusófona com mais livros indexados no Diretório de Livros em Acesso Aberto, diretório de referência internacional onde conta já com 250 obras indexadas.

Para o diretor da IUC e vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, este é mais um “selo de qualidade” do trabalho desenvolvido. A UC recorda que a “afirmação da IUC como a principal editora lusófona presente no DOAB (e parte do top 5 das mais de 300 lá representadas) é o corolário de um longo processo, de cerca de oito anos, que atinge agora a sua maturidade”.

Não se trata apenas de ter livros em acesso aberto [para consulta pela comunidade cientifica e sociedade civil], mas sim de ter livros que cumpram um conjunto de requisitos de gestão científica e editorial de acordo com as boas práticas internacionais”, sublinha Delfim Leão. “Atingimos esse patamar de ser a editora lusófona que tem mais livros em acesso aberto, mas é um número que contamos reforçar paulatinamente ao longo dos próximos meses”, acrescenta.

Com crescente disseminação do conceito de ciência aberta [a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, permitindo a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas], a presença da Imprensa entre a elite do DOAB aumenta também a relevância internacional da UC. “Para qualquer editora/instituição académica não basta produzir boa ciência. É determinante que essa ciência chegue aos interlocutores certos. Temos de estar nas grandes auto-estradas da informação. A entrada em grandes diretórios internacionais permite que a nossa ciência chegue de facto aos pares que a poderão valorizar. E isso reflete-se obviamente em todos os indicadores da UC”, realça o vice-reitor, lembrando, contudo, que “não podemos esquecer que a Imprensa publica também a obra de muitos autores de fora da UC”, que “saem valorizados”.

Outra prova do envolvimento crescente da UC na ciência aberta é a criação do site UC Open Science (www.uc.pt/openscience), que entrou oficialmente em funcionamento na semana passada, passando a albergar toda a produção da UC nesta área.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM