A Igreja Santa Cruz, na Baixa, vai acolher o Centro Comunitário de Apoio às Crianças, um projeto que resulta da união de sinergias entre a União das Freguesias (UF) de Coimbra, Igreja Santa Cruz e Instituto de Apoio à Criança (IAC). Este novo projeto pretende responder às necessidades das famílias e das crianças da freguesia, assumindo-se como um espaço lúdico e de aprendizagem.
O protocolo de colaboração entre estas três entidades foi assinado na terça feira, seguindo-se agora o trabalho para a sua implementação. De acordo com o presidente da UF, João Francisco Campos, esta é “uma resposta muito importante”, já que irá proporcionar às famílias um espaço de ATL gratuito, onde podem deixar as suas crianças, a quem vão proporcionar um conjunto de atividades lúdicas, socioculturais, desportivas e de apoio escolar.
Este novo projeto beneficiará desta união entre a UF e estas duas entidades que fazem parte da freguesia. A Igreja Santa Cruz cede o espaço, situado por cima do Café Santa Cruz, e o IAC dá apoio às atividades extracurriculares. A participação nas atividades é gratuita e quem quiser participar deverá fazer a inscrição através do IAC ou da UF de Coimbra.
João Francisco Campos explica que a frequência deste centro vai seguir “as regras instituídas pela Segurança Social” mas estará também aberto a famílias que “se deparem com algum imprevisto e que estejam a passar por dificuldades”, a quem será assegurada também ajuda, como tem sucedido já noutras valências. Acredita que, nesta primeira fase, poderá acolher entre 20 e 30 crianças, número que se poderá adaptar às necessidades que forem surgindo.
O presidente da UF destaca a localização privilegiada deste centro, já que se situa muito próximo das quatro escolas primárias da UF – Almedina, S. Bartolomeu, Santa Cruz e Conchada.
“Dos mais de 7.000 alunos que frequentam as escolas sobre gestão da UF de Coimbra há um alargado número de crianças que não têm condições para frequentar atividades extracurriculares e que acabam por deambular pelas ruas comprometendo, muitas vezes, um desenvolvimento saudável e a sua própria segurança”, explica a Junta.
É precisamente a esta população que esta nova valência pretende responder. De referir que, para além do presidente da UF, estiveram também na cerimónia de assinatura do protocolo Paula Duarte, do Instituto de Apoio à Criança; o cónego Sertório,da pároco da Igreja de Santa Cruz; Ana Cortez Vaz, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra; e Mafalda Fagulha, vogal da UF de Coimbra com o pelouro da Ação Social.