18 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Idosos ganham espaço de convívio e partilha em Cernache

28 de Agosto 2020

Os idosos da Freguesia de Cernache acabam de ganhar um novo espaço de convívio, partilha e saber. A antiga escola de Vila Pouca foi cedida à Junta pela Câmara de Coimbra e transforma-se num palco de várias atividades, que pretendem envolver a população, sobretudo a sénior.

Cedida através de protocolo de cessão precária, assinado recentemente pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, e pelo presidente da Junta, António Lopes, a antiga escola, situada na Rua do Barreiro, vai beneficiar a comunidade.

Na altura, Manuel Machado destacou o trabalho que o Município está a executar nas escolas da República permitindo atribuir-lhes um fim público. “O mais importante é que as pessoas sintam a utilidade deste equipamento”, sublinhou. Adiantou também que a autarquia está a trabalhar num conjunto de medidas com vista ao melhoramento dos transportes e das vias de acesso a Vila Pouca de Cernache.

O protocolo assinado prevê a cedência para atividades com a comunidade local deste espaço que se encontra desativado desde 2007. Estas instalações são compostas por um rés-do-chão, duas salas, dois alpendres, arrumos e instalações sanitárias, e tem uma área total de 1214,20 metros quadrados.

“A cedência das escolas básicas devolutas permite o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”, realça o acordo firmado.

A cedência gratuita tem o período de três anos, eventualmente renovável, sendo que a Junta de Freguesia de Cernache fica com a responsabilidade de gerir o espaço e assegurar os encargos logísticos inerentes ao seu funcionamento. Compete ainda à Junta, durante o mês de janeiro de cada ano, apresentar o Plano Anual de Atividades a desenvolver nas instalações cedidas.

Recorde-se que a cedência da antiga escola foi aprovada pelo executivo da Câmara de Coimbra em janeiro. Na ocasião, António Lopes contou a “O Despertar” que esta era uma ambição que a Junta já mantinha há bastante tempo e que tem como objetivo dar vida a um edifício que está desocupado e que pode funcionar como um espaço diferenciador para as pessoas que se encontram, muitas vezes, sozinhas em casa. “A Freguesia de Cernache é muito grande e dispersa. Temos muitas pessoas com alguma idade que se encontram sozinhas em casa e a nossa ideia passa por criar, neste edifício, um espaço que é direcionado especialmente para esta faixa etária, de forma a fazer com que saiam de casa, convivam e partilhem saberes e experiências”, realçou, manifestando o desejo de transformar estas instalações “num espaço de convívio dinâmico”, que contribua para a promoção do envelhecimento ativo e saudável.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM