A Unidade de Cuidados na Comunidade de São Martinho, em Coimbra, promoveu, na semana passada, uma sessão de literacia em saúde que contou com a presença de cerca de 30 idosos do Grupo de Promoção de Envelhecimento Ativo.
Dinamizada com o apoio da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros, esta iniciativa procurou dar a conhecer aos idosos a Área do Cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (https://www.sns.gov.pt/) ensinando-os a utilizar e entrar em contacto com os serviços aí disponíveis.
“O que despertou maior interesse e curiosidade entre estes idosos não foi tanto as funcionalidades para pedir a renovação de receituário ou de marcar consultas, mas sim a possibilidade submeterem o seu testamento vital”, explica Ana Morais, enfermeira responsável pelo grupo.
Embora os participantes tenham manifestado ter um contacto reduzido com as novas tecnologias, ficaram sensibilizados para os vários serviços que a plataforma possui, mostrando vontade de convidar e alertar os seus familiares, filhos e netos, sobre o portal e as funcionalidades existentes.